TAS estreia “Valetin, Valetin”

O Teatro Animação de Setúbal (TAS) vai estrear “Valentin, Valentin”, baseada em textos do cantor e autor cómico alemão Karl Valentin, dia 5, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo, adiado de março devido à pandemia de Covid-19, parte de paródias, jogos de palavras, trava-línguas e enredos linguísticos para revelar o universo artístico do alemão Karl Valentin, nascido em Munique, em 1882.

Neste trabalho, com encenação de Duarte Victor, o TAS – Teatro Animação de Setúbal cruza técnicas clownescas e multidisciplinares inspiradas em situações do real, que confluem para um universo ficcional onde a realidade se opõe ao absurdo.

Ao longo de 70 minutos, os atores Célia David, Duarte Victor, Miguel Assis e Susana Dagaf vão desfiando as histórias breves de Valentin Ludwig Fey, que só viria a assinar como Karl Valentim depois do seu primeiro grande êxito, “O Aquário”, de 1907.

Nessas histórias, tudo se confunde e se desfaz. Nenhuma regra é definitiva, mesmo a falta de regras.

“Valentin, Valentin”, classificado para maiores de 12 anos, tem nova sessão agendada para dia 6 de setembro, às 17h30.

A cenografia e design de comunicação são de Teófilo Duarte, os figurinos e adereços de Lucília Telmo e guarda-roupa e costura de Gertrudes Félix.

Álvaro Presumido assina o design de luz, enquanto a contrarregra está a cargo de João Carlos Fonseca, cabendo a construção e montagem a Rui Curto. A fotografia é da autoria de Pedro Soares, a divulgação é de André Moniz e no secretariado está Ângela Rosa.

Os ingressos, com o custo de dez euros para o público em geral e cinco para menores de 18 anos e maiores de 65, estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bol.pt.