Sociedade Vinícola de Palmela com nova imagem quer conquistar mercado externo

A Sociedade Vinícola de Palmela, antiga Sivipa, liderada por Vasco Guerreiro, apresenta uma nova imagem e novo portefólio de vinhos com uma gama premium com objetivo de conquistar maior quota nos mercados internacionais.

“Após a reestruturação que efetuámos no corpo de acionistas, acreditamos que estamos capacitados para conquistar um lugar de referência, no mercado nacional e além-fronteiras, e oferecer qualidade superior, tanto ao nível dos moscatéis, como nos brancos e tintos de perfil forte e bem vincado pelo terroir que tanto nos distingue”, disse Vasco Guerreiro, CEO e acionista maioritário da Sociedade Vinícola de Palmela, na cerimónia de apresentação decorrida a 14 de outubro, no Hotel do Sado, em Setúbal.

Nos últimos 11 meses, altura em que os novos acionistas da Global KPMP (56%), entraram no capital da produtora, juntamente com as famílias Cardoso (35%) e Horácio Simões, o volume de negócios ultrapassou milhão e meio de euros, com o mercado nacional a representar 51% das vendas no off-trade e 30% no on-trade, categoria onde a Sociedade Vinícola de Palmela acredita que tem mais margem para crescer. Ao nível das exportações, que representa 19%, a Sociedade Vinícola de Palmela já tem os seus vinhos presentes em 19 países, com destaque para Angola, Brasil e Dinamarca, mas a expansão internacional inclui o crescimento no Brasil e a expansão para a Rússia. O objetivo é chegar aos 40% dentro de quatro anos.


Com mais de 230 hectares de vinha na região, da família Cardoso, as castas predominantes são: Cabernet Sauvignon, Moscatel Roxo, Moscatel de Setúbal, Castelão, Fernão Pires, Arinto, Sauvignon Blanc, Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouchet.

A Sociedade Vinícola de Palmela ambiciona criar uma gama premium e reestruturar as outras gamas, introduzindo uma imagem condigna com a qualidade dos vinhos que produz e com o DNA de Palmela: “A Serra Mãe e o novo Botelharia são marcas criadas para elevarmos o padrão de qualidade, rigor, excelência e criatividade da oferta. No moscatel, que tanto nos caracteriza, somos mais versáteis e já conseguimos apresentar um leque de produtos adequado aos vários padrões de consumo. A prova disso é o Moscatel Botelharia, uma edição limitada com produção de apenas 300 garrafas que estagiou 21 anos em garrafa, que chegará brevemente ao mercado”, revela o enólogo e administrador Filipe Cardoso.


A Sociedade Vinícola de Palmela pretende ainda alargar a gama dos reservas com algumas novidades e apostar numa nova gama de grandes reservas, que vão transmitir a paixão pela região de Palmela e que sejam o reflexo do terroir: “Queremos lançar vinhos com identidade e complexidade, apostar no lançamento de garrafeiras, vinhos com muito tempo de estágio, quer na madeira, quer em garrafa, que serão lançados para o mercado quando a nossa equipa de enologia acreditar que estão no seu melhor momento e iremos começar a engarrafar, em edições muito limitadas, alguns dos nossos moscatéis mais antigos”, admite Vasco Guerreiro.

A empresa prevê para 2022 a remodelação da loja junto à adega, a criação de programas de enoturismo, com provas e visitas à adega e a construção de um espaço que permita fazer pequenos eventos e formações.

Com um investimento a ultrapassar 1 milhão de euros, distribuídos pela área de produção e enoturismo, os planos de Vasco e Filipe são ambiciosos: “A médio e longo prazo, ambicionamos o reconhecimento enquanto love brand tanto na região de Palmela quanto na Cidade de Setúbal. Queremos integrar o painel de principais players na produção e comercialização de vinho, fazendo a diferença na qualidade, reconhecimento e comercialização dos nossos moscatéis”, concluiu