A Câmara Municipal de Setúbal aprovou as normas de participação da terceira edição das Bolsas de Criação Artística, que incluem apoios financeiros de cinco mil euros por projeto selecionado.
A autarquia, que prossegue com a estratégia de afirmar Setúbal como Cidade de Criação Artística, dá continuidade ao programa de âmbito nacional que criou em 2021, destinado a apoiar criadores ou coletivos de artistas profissionais que desenvolvam projetos destinados a espaços não convencionais em diferentes áreas de expressão artística.
No âmbito das bolsas são selecionados até projetos, os quais podem incorporar conceções nas áreas da dança contemporânea, teatro, novo circo, cruzamentos disciplinares e música.
Com o programa das Bolsas de Criação Artística, a Câmara Municipal de Setúbal pretende apoiar criadores das artes performativas, com especial atenção em artistas emergentes, mas também fomentar a partilha entre os grupos de trabalho e os agentes locais.
O incentivo à aproximação entre os processos de trabalho criativo e o público, numa perspetiva que fomente a consciencialização de que a Cultura pode e deve ser acessível a todos, além de contribuir para a renovação do tecido artístico local e nacional, são também objetivos expressos nas normas de participação do programa.
Entre outras especificidades, as normas determinam que apenas serão elegíveis para apreciação do júri projetos que não sejam de caráter escolar ou amador, sendo que todas as criações devem ser originais ou em fase de processo criativo, desde que ainda não tenham sido apresentadas publicamente.
Cada bolsa a atribuir, no máximo de três nesta edição, recebe um apoio financeiro de cinco mil euros, a disponibilização de material técnico e de um espaço de trabalho em A Gráfica – Centro de Criação Artística, bem como alojamento em Setúbal, por um período específico, para criadores com área de residência a mais de 60 quilómetros da cidade.
No processo de seleção, entre outros critérios, são valorizadas propostas que demonstrem capacidade de inovação, que privilegiem o trabalho em comunidade e apresentem orçamentos exequíveis.
A seleção dos projetos é feita por um grupo de trabalho a anunciar após o fim do período de submissão dos projetos, os quais devem ser entregues através do formulário digital acessível na página de internet do Município, em www.mun-setubal.pt.
As propostas remetidas devem incluir um dossier, em formato de ficheiro PDF, com memória descritiva e das ações a desenvolver, designação da equipa técnica e artística, rider, cronograma, orçamento total e eventuais informações adicionais.
As candidaturas decorrem entre as 00h01 de 27 de março e as 23h59 de 17 de abril, no fuso horário de Portugal Continental.
A apresentação pública dos projetos selecionados realiza-se em formato de encontro informal, a agendar para uma data compreendida entre 6 e 15 julho.
Entre setembro de 2023 e junho de 2024 decorre o processo criativo dos projetos bolseiros, com as apresentações públicas dos mesmos a realizar-se entre 4 e 13 de julho de 2024, no âmbito da MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal.