Setúbal recebe grupo de refugiados ucranianos

Um grupo de cerca de 50 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças ucrânianas, vítima da guerra, proveniente da Polónia-Przemysl-Medyka, foi recebido, a 28 de março, na Casa da Largo – Pousada da Juventude, num acolhimento preparado pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Setúbal.

O grupo de refugiados ucranianos viajou até Setúbal em resultado da iniciativa conjunta da Academia de Rugby Club de Setúbal, do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos e do Colégio Crescer no Campo, com o apoio da Associação Anjos de Misericórdia.

Além da verificação de toda a documentação, identificação e registos, a recepção contou ainda com um almoço, preparado por um chefe da comunidade Ucrâniana residentes em Portugal.

Associaram se ainda a iniciativa a Associação de Imigrantes de Leste e a Cruz Vermelha Portuguesa com a Delegação de Setúbal.

Esta missão foi composta pelos voluntários Dinis Cordeiro, Monica Branco, Beatriz Guerreiro, Tiago Mendes, Francisco Martins, Vasyl Bandrovskyy, Sonia Martins, José Luis Magoito, Madalena Constantino e João Terlim.

Na iniciativa, dinamizada com o apoio da Edinstvo – Associação de Imigrantes de Leste e da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, foram ainda distribuídos aos refugiados ucranianos kits com produtos de higiene e de bens essenciais, numa oferta do Pingo Doce.

Os serviços da Câmara Municipal de Setúbal que foram mobilizados para este acolhimento mantêm uma articulação de proximidade com o grupo de trabalho criado no âmbito desta crise humanitária, o qual está enquadrado no Conselho Local de Ação Social de Setúbal.

Alguns dos agregados familiares que chegaram esta manhã à cidade devem ficar em Setúbal, com famílias de acolhimento já definidas, tendo outros agregados realizado contatos e pedidos para se deslocarem para outras áreas geográficas do país, da região centro ao algarve.