Setúbal recebe 1.º Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus

Setúbal vai receber o 1.º Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus, a 7 de novembro, no Cinema Charlot, com organização do município sadino.

O encontro é aberto, às 09h30, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e encerra, às 16h00, pelo vereador da Cultura, Pedro Pina, registando já cerca de 220 inscritos, de vários pontos do país.

Nos quatro painéis participam essencialmente técnicos municipais, de várias autarquias, mas há igualmente a presença de uma representante do Museu do Dinheiro, Daniela Viela, que vai abordar o tema “Medições culturais: Da Pessoa ao virtual no Museu do Dinheiro”, no terceiro painel.

No primeiro painel, moderado por Diogo Ferreira, Carla Bandeira, da Câmara de Gondomar, fala sobre “O Presente e o Futuro: Os Serviços Educativos nas Bibliotecas” e Mário Campos, Sílvia Moreira e Ana Sofia Godinho, Câmara de Almada, apresentam “CASA da CERCA – Centro de Arte Contemporânea: Aprendemos Juntos há 25 anos”.

No segundo, moderado por Márcia Pacheco, Ana Sofia Marques e Mónica Sousa, por um lado, e José Luís Catalão e Leonor Soares, por outro, abordam, respetivamente, os temas “Biblioteca: Era uma vez… /a ler, a brincar, a criar, a envolver, a partilhar…” e “Museus Municipais de Setúbal – 40 anos de serviço educativo”.

Além da apresentação sobre o Museu do Dinheiro, o terceiro e último painel da manhã, moderado por José Luís Catalão, inclui a abordagem de César Salazar, da Câmara de Alcobaça, sobre “A Capacitação como meio de chegar a bom porto”.

À tarde, no quarto painel, o tema “Museu Municipal de Penafiel – um Serviço Educativo, muitas memórias, muitas estórias” é exposto por Rosário Marques e Sónia Rodrigues, da Câmara de Penafiel, e o tópico “Gaia Inclusiva enquanto agente dinamizador no panorama da Leitura em formatos acessíveis” é apresentado por Susana Vale, da Câmara de Vila Nova de Gaia. O primeiro tema tem moderação de Celeste Paulino e o segundo de Lígia Águas.

O encontro termina com a conferência intitulada “Serviços Educativos na Rede de Museus do Algarve: desafios e mais-valias do trabalho em rede”, na qual a Rede de Museus do Algarve partilha a sua experiência, seguindo-se um debate moderado por Luís Liberato.