O concelho de Setúbal mantém o mesmo número de cinco pessoas infectadas com Covid 19, até 20 de Março. Assim entre 19 e 20 de Março, o número manteve-se.
Segundo o relatório divulgado pelo município, destes cinco casos, três estão em tratamento em casa, outro no hospital e um já recebeu alta hospitalar.
“Boas notícias para o concelho de Setúbal. Pelo segundo dia consecutivo não há qualquer alteração nos números registados pela Direcção Geral de Saúde. Continue a respeitar todas as medidas de protecção e mantenha-se em isolamento social. Estamos numa fase crítica e o combate deve ser permanente”, refere o município sadino, em comunicado.
De referir que o município setubalense está a reforçar a limpeza e desinfecção do espaço público, com uma operação de larga escala em todo o concelho, com especial enfoque nas áreas de maior contacto humano e concentração populacional.
A acção, com incidência em contentores, paragens de autocarro, sinalização rodoviária, mobiliário urbano e pavimentos, pretende fazer face ao contágio do coronavírus Covid-19.
“Além das acções de higienização e desinfecção de contentores, o reforço está a ser feito junto dos espaços com maior concentração de pessoas, nomeadamente perto de farmácias e de supermercados”, sublinha a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro.
A limpeza, feita diariamente em todo o concelho, com equipamentos de jacto a alta pressão e produtos altamente desinfectantes para mitigar eficazmente a propagação de Covid-19, passou a ter maior atenção às áreas físicas mais tocadas manualmente.É o caso de bancos de rua, abrigos de paragem de autocarros, botões dos semáforos, pavimentos e contentores de superfície e semienterrados e respectivas tampas.
Saliente-se que todas as operações são executadas com a garantia das condições de segurança individual e colectiva dos trabalhadores contra possível contaminação pelo novo coronavírus.
Além destas medidas, que fazem parte do plano de contingência do município para evitar a infecção e propagação por Covid-19 da população, o município apela a comportamentos responsáveis e preventivos.
“Os munícipes devem seguir as recomendações da autarquia no que diz respeito ao acondicionamento de resíduos sólidos. Os sacos do lixo devem ser fechados correctamente e não podem ser deixados fora dos contentores. Temos de ser todos responsáveis”, salienta a vereadora Carla Guerreiro.
Em virtude da pandemia, a autarquia alerta para eventuais constrangimentos nos circuitos de recolha de lixo, pelo que os munícipes devem fazer a deposição entre as 19h00 e as 21h00, evitando, desta forma, que os detritos permaneçam na via pública por períodos prolongados.