Espectáculo inovador com habitantes do Montijo

O espectáculo “A Manual on Work and Happiness” vai ser apresentado nos dias 13 e 14 de Abril às 21h30, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, Montijo, em estreia nacional. A produção vai contar com a participação de 18 habitantes do Montijo, sem experiência em artes cénicas.

O espectáculo é fruto de uma residência artística de quase três semanas coordenada pela mala voadora, na qual a comunidade local trabalhou com o encenador Jorge Andrade e com um actor profissional, Vítor d’Andrade, a partir de textos escritos pelo autor catalão Pablo Gisbert.

Na base da residência esteve uma convocatória lançada pelo município do Montijo, que levou uma equipa do Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida a divulgar o projecto junto da população, nas ruas, nos mercados e nas escolas. O objectivo foi envolver diretamente a comunidade no projecto, incentivando-a reflectir sobre os temas: a relação entre o trabalho e a felicidade e os possíveis contornos da vida laboral nas sociedades futuras.

As residências artísticas, seguidas das apresentações do espectáculo “A Manual on Work and Happiness” em quatro cidades (Patras, Montijo, Alcobaça e Pergine), enquadram-se na última fase de um longo projecto que arrancou no final de 2016 e que reúne parceiros institucionais portugueses, italianos e gregos.

Com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia, “A Manual on Work and Happiness” começou por organizar um “Seminário Internacional sobre Trabalho e Felicidade”, depois acolheu uma residência de escrita, na qual se criou o texto do espectáculo, e promoveu ainda quatro formações para operadores culturais em três países. Todo este processo foi, e continua a ser, documentado na plataforma digital do projeto: www.amanualonworkandhappiness.eu.

“É um desafio enorme envolver pessoas sem experiência teatral num processo de criação artística; convencê-las a partilhar generosamente o seu tempo para refletirmos em conjunto sobre o futuro do trabalho, sobre as fronteiras da felicidade e para criarmos um espetáculo que, acreditamos, é tão fascinante quanto provocador”, referem os responsáveis pela produção.

A entrada custa 5 euros. Reservas: 212 327 882.