Setúbal celebra Dia da Poesia com várias atividades

Um espetáculo de Pedro Lamares, sobre amor, morte, medo, discriminação e esperança, é um dos destaques da XIII Maratona da Poesia, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal a realizar a 21 de março.

“A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro”, criado e interpretado pelo ator e encenador Pedro Lamares e produzido pela Casca de Noz – Cooperativa Cultural, é apresentado no dia 21, a partir das 18h30, no Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Nesta peça, com entrada gratuita, Pedro Lamares leva os espetadores numa viagem pela poesia, desde os clássicos de Gil Vicente, Fernando Pessoa e Miguel Torga até aos autores contemporâneos, com um olhar atento ao tempo atual e às perspetivas de futuro.

Inspirado pelas palavras do poeta espanhol Gabriel Celaya, o recital explora temas universais como o amor, a morte, o medo, as diversas formas de discriminação e a esperança.

Com um toque de humor, o ator e encenador cria um espaço de diálogo com o público, explorando as múltiplas facetas da poesia.

Nascido em 1979, Pedro Lamares é um artista multifacetado com carreira no teatro, cinema e televisão. Na poesia, dedica-se à seleção e recitação de textos em espetáculos, recitais e festivais literários.

Em “A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro”, com desenho de luz e direção técnica de Joaquim Madaíl, produção de Maria Miguel Coelho e difusão da Companhia Nacional de Espetáculos, Pedro Lamares apresenta-se a solo.

O espetáculo integra a XIII Maratona da Poesia de Setúbal, a decorrer ao longo do dia 21 de março com um programa de atividades em vários espaços e equipamentos culturais de comemoração do Dia Mundial da Poesia e com o tema “Liberdade Poética. A Poesia de Abril”, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A restante programação, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Casa da Poesia, a UNISETI e o Núcleo de Poesia de Setúbal, é divulgada em breve na página de internet do município.