Novo Centro de Saúde de Azeitão abre a 12 de fevereiro

O novo Centro de Saúde de Azeitão vai abrir na segunda-feira, 12 de fevereiro, pelas 8h00, sem inauguração oficial devido ao período eleitoral. A data foi anunciada pelo município sadino.

O novo equipamento abre mais de dois meses após a Câmara Municipal de Setúbal ter entregado à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) as chaves do edifício praticamente pronto a funcionar ao Ministério da Saúde, a 30 de novembro de 2023.

Segundo a autarquia “apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garantiu a execução da obra, além da cedência do terreno necessário, numa operação cujo custo final se cifrou em cerca de dois milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado pela autarquia com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”.

A Câmara Municipal de Setúbal deseja que “o novo centro de saúde corresponda às expectativas das populações de Azeitão, que, durante décadas, lutaram pela concretização do equipamento”, adianta.

O novo equipamento vai substituir o atual Centro de Saúde de Azeitão, que funciona numa vivenda sem condições para garantir os necessários cuidados de saúde primários à população.

A autarquia cedeu o terreno e investiu cerca de dois milhões de euros, na elaboração de projetos da especialidade, lançamento dos concursos, acessibilidades, arranjos exteriores e acompanhamento da obra.

O novo Centro de Saúde de Azeitão conta com uma área bruta de construção de 1.580 metros quadrados, tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, cada uma com 17 gabinetes médicos, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas. Além dos gabinetes médicos e salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

O edifício está situado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão.

A empreitada foi financiada em 50% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, sendo que o valor remanescente da execução da empreitada esteve a cargo da ARS-LVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O PS Setúbal congratula-se com abertura do novo Centro de Saúde de Azeitão no dia 12 de fevereiro.

“Contrariamente ao afirmado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal na última reunião, o novo Centro de Saúde de Azeitão irá abrir portas no dia 12 fevereiro. A responsabilidade de quem gere uma autarquia não se coaduna com uma continua e reiterada estratégia de bota abaixo, de protesto pelo protesto e de suposições sem fundamento, que apenas contribuem para a desinformação e alarme social, sem verter qualquer solução para a valorização do SNS”, refere o PS, em comunicado.

“Reconhecendo que a Câmara Municipal de Setúbal esteve bem no acordo de cooperação celebrado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), a utilização do tema da saúde para combate político e a recente decisão do executivo CDU da Câmara Municipal de Setúbal em recusar integrar a Unidade Local de Saúde que foi criada para os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, são erros de uma política do passado que não tem visão para o futuro e que, na recusa de responsabilidades, prejudica os setubalenses e azeitonenses”.

“Com uma estratégia de futuro, na qual a autarquia deve assumir as suas responsabilidades na defesa intransigente dos setubalenses, os autarcas do PS eleitos no concelho de Setúbal, congratulam-se com a abertura das novas instalações do Centro de Saúde de Azeitão, reafirmando a urgência em dar continuidade aos processos de construção dos novos centros de saúde do Bairro do Liceu e da Bela Vista”, conclui.