Sardinha é rainha de semana gastronómica em Setúbal

A sardinha é o ingrediente principal dos pratos setubalenses, de 12 a 21 de julho, durante uma semana gastronómica com meia centena de restaurantes aderentes e que inclui visita histórica guiada e sessão de degustação com receitas gourmet.

Durante a edição de 2024 da Semana da Sardinha, desenvolvida no âmbito do projeto municipal Setúbal Terra de Peixe, cinquenta restaurantes do concelho apresentam menus especiais em que este pescado é o ingrediente principal, seja em receitas mais tradicionais ou com interpretações mais modernas.

Desenvolvida com o apoio da Docapesca e da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a Semana da Sardinha inclui, no dia 13, a partir das 10h00, uma visita guiada dedicada ao tema “A indústria de conservas de peixe em Setúbal (1854–1995)”.

O passeio, conduzido pelo historiador Diogo Ferreira, explora os edifícios de antigas fábricas conserveiras que entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX vincaram a paisagem urbana da frente ribeirinha de Setúbal, representando o expoente da industrialização da cidade.

A visita, aberta a todos os interessados maiores de 12 anos de idade e duas horas e meia de duração, tem inscrições gratuitas a decorrer até 10 de julho através da página de internet https://shorturl.at/xrsqp, limitadas a um número máximo de participantes.

No dia 14, com início às 17h00 na Adega Cooperativa de Palmela, realiza-se nova sessão do ciclo Encontros Prováveis.

chef Luís Machado conduz uma degustação na qual harmoniza confeções de sardinha com diferentes vinhos da Adega Cooperativa de Palmela.

As entradas são gratuitas, embora os interessados em participar na sessão, para maiores de 18 anos e limitada à lotação do espaço, se devam inscrever até 10 de julho através da ligação https://shorturl.at/4mexz.

A Semana da Sardinha conta, ainda, com os apoios da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Os restaurantes aderentes são A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Antóniu’s, Cais 56, Calhabem, Casa de Pasto O Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Charroco, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Florida, Ivomar, Mar Azul 2, Novo 10, Novo Lídia, O Alface e O Batareo.

Juntam-se, ainda, O Bote, O Convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, o Jaques, O Migas, O Nau, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Sonho, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Pinga Amor 2, Poço das Fontainhas e Rebarca.

A lista de restaurantes participantes fica completa com Restinguinha, Rio Azul Marisqueira, Solar do Marquês, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Índia, Verde e Branco e Xtoria.