Hoje há corrida de ovelhas no Festival Queijo, Pão e Vinho na Quinta do Anjo

A 27.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, está a decorrer até 2 de abril, em São Gonçalo, freguesia da Quinta do Anjo, concelho de Palmela.

Hoje e amanhã há corrida de ovelhas saloias, pela 17h30, no Ovinódromo, o ex-líbros deste evento promovido pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo.

Os visitantes vão ter a oportunidade de contactar diretamente com os 39 produtoras/es presentes (15 de vinhos da Península de Setúbal, nove queijarias, duas panificadoras e 13 de doçaria, mel, entre outros produtos). Tal como na edição de 2022, os Queijos de Portugal também vão estar representados.

Destaque também para as demonstrações de tosquia, as diversas atividades desportivas promovidas com a parceria do Movimento Associativo e os espetáculos com Jorge Nice, Sevilhanas, Grupo Alluahá, Orquestra Ligeira da SIM e Cante Alentejano com Mod’Alentejo e o Grupo Coral 1.º de Maio.

O programa central é complementado por um programa equestre e atividades na área da gastronomia e vinhos, com destaque para o Ateliê de Fogaça de Palmela com a Chef Marta Nunes. Promovido pelo Município de Palmela, este ateliê gratuito (com inscrições prévias) insere-se no calendário de ações do programa “Palmela – Experiências com Sabor!” e convidará as/os participantes a aprenderem e a conhecerem melhor o modo de produção da Fogaça de Palmela.

Os grandes apreciadores de Queijo não podem perder a iniciativa “Aprender a Fazer Queijo”, organizada pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal e ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida nos dias 1 e 2 de abril. Além de uma visita guiada ao Museu do Ovelheiro, a iniciativa contempla uma sessão de esclarecimento sobre o processo de fabrico do Queijo de Azeitão, com possibilidade de ordenha e produção do próprio queijo. Consulte as condições de participação no programa.

Na inauguração, o presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, afirmou que que este é um evento diferenciado, com 27 anos de tradição, que “promove uma proximidade muito grande entre produtores e consumidores”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, realçou a diversidade e qualidade dos “produtos de excelência abençoados pelo território Arrábida” e o papel do certame para “a sustentabilidade” do setor.

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou o contributo da participação do município setubalense no festival enogastronómico Queijo, Pão e Vinho para a promoção dos produtos da região e valorização do território Arrábida. O certame dá a provar, com identidade e sabor, num espaço próprio, alguns dos melhores produtos da região setubalense.


Para facilitar o acesso ao Festival Queijo, Pão e Vinho e desincentivar as/os visitantes a deslocarem-se em viatura própria, a Câmara Municipal de Palmela vai disponibilizar um vaivém gratuito nos dias do evento (31 de março a 2 de abril), entre o Largo de S. João, em Palmela, e o Parque de Merendas de S. Gonçalo, em Cabanas (Quinta do Anjo).

O autocarro, com 21 lugares, terá uma paragem junto ao Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo, para entrada e saída de passageiras/os.

Consulte o programa completo do Festival em www.cm-palmela.pt e visite o evento com a maior comodidade, utilizando o transporte público!

Horário do vaivém

– 31 de março: das 20h00 às 23h30

– 1 de abril: das 16h00 às 23h00

– 2 de abril: das 14h00 às 21h00