Presidente da República visita Festa das Vindimas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistirá ao Cortejo Noturno e ao Simulacro de Incêndio do Castelo de Palmela, a 3 de Setembro, último dia da Festa das Vindimas. O anúncio foi feito pela organização.

Na vila de Palmela, o Largo do Município foi pequeno demais para acolher a população, entidades oficiais e as/os visitantes que não quiseram faltar a 29 de Agosto, à inauguração oficial da 57.ª Festas das Vindimas.

“Aguardam-nos os seis dias mais festivos (e as noites mais longas) do ano, em Palmela, e estamos mais do que prontos para dar início à Festa – reencontrar família e amigos, provar os excelentes vinhos e a gastronomia, desfrutar dos espectáculos de grande qualidade, apreciar iniciativas únicas – como o majestoso cortejo ou a Pisa da Uva e Bênção do Mosto – e tantas outras propostas que o programa nos reserva” começou por referir o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro.

A noite foi de Festa e não poderia começar de melhor forma. Em terra de vinhos, e músicos, as boas-vindas ao tempo de colheita e vindima foi brindado com os afamados Vinhos da Península de Setúbal e… música! “Viva Il Vino” foi a performance musical que, interpretada por Isabel Biu (soprano) e Bruno Almeida (Tenor), antecedeu o tradicional corte do cacho de uvas pela Rainha da Festa das Vindimas, Diana Sousa.

E sendo também a Festa das Vindimas uma genuína exaltação à identidade e tradições locais, o Presidente do Município de Palmela salientou que esta é, também, uma “homenagem mais do que merecida” a todos os agricultores e vitinicultores que criam emprego, geram riqueza no território e reinvestem na comunidade. A capacidade de reinvenção da Associação de Festas de Palmela, para anualmente melhorar e qualificar a oferta das Festas mais emblemáticas do Concelho, também não foi descurada na intervenção de Álvaro Balseiro Amaro.

Recordando que Palmela foi eleita Cidade do Vinho há dez anos atrás, a Presidente da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, Maria João Camolas, afirmou que “Palmela é como o Vinho. Fica melhor com o tempo”.

“Do fundo da tradição mais genuína, na terra onde o sol amadurece uvas de castas antigas, há mãos experientes que colhem bagos e os transformam em vinho. O vinho especial da Região Demarcada de Palmela e do Moscatel de Setúbal”, complementou Maria João Camolas numa alusão ao trabalho rural e aos recursos endógenos do território que conferem valor ao Concelho de Palmela.

Até 3 de Setembro, há muito para ver, ouvir, degustar e sentir na 57.ª Festa das Vindimas com espectáculos musicais, provas de vinhos e outros momentos emblemáticos como a Pisa da Uva e a Bênção do Mosto ou Cortejo das Vindimas, este ano dedicado ao tema “Palmela 10 Anos Cidade do Vinho”.