Praça do Brasil vai ter estacionamento pago (actualização)

As envolventes à praça do Brasil vão ter estacionamento pago no âmbito do Projecto de Regulamento Municipal de Estacionamento Público Tarifado e de Duração Limitada no concelho, que vai substituir o actual regulamento em vigor desde 2016, aprovado ontem, 9 de Janeiro, com os votos da maioria da CDU e contra dos vereadores da oposição, PS e PSD.

O objectivo principal é regular o estacionamento nesta zona da cidade que está junto à estação de comboios e ao futuro terminal rodoviário.

Os dísticos para os carros dos residentes custarão 10 euros para a primeira viatura, durante um ano. A segunda viatura pagará 70 euros, a terceira 150 euros e a quarta 300 euros, também por um ano.

A proposta da nova regulamentação, que será submetida a apreciação pública e Assembleia Municipal de Setúbal, determina a implementação das três zonas de estacionamento, limitado e tarifado, previstas no regulamento actualmente em vigor e a expansão do estacionamento tarifado da cidade à envolvente das estações de caminho-de-ferro.

A praça do Brasil assume-se, no âmbito da estratégia de mobilidade municipal, como a principal interface multimodal existente, cuja importância “será acrescida por via da deslocalização prevista do terminal rodoviário, convertendo-se a zona de estacionamento de duração limitada de reduzida rotação numa zona de rotação média”.

Em complemento, esta zona será ampliada para nascente e para sul da cidade, de modo a evitar a procura gerada pela nova interface, com o consequente estacionamento ilegal, nas zonas residenciais e na sua envolvente.

O projecto contempla ainda a expansão da zona de estacionamento tarifado da cidade à zona a sul da avenida Luísa Todi, o que antecipa a já prevista gestão desta área pela Câmara Municipal de Setúbal.