Os veículos do Grupo Volkswagen fabricados na Autoeuropa exportados pelo porto de Setúbal, em 2015, superaram as 80 mil unidades. A parceria entre as duas entidades já tem duas décadas de existência.
O porto de Setúbal e a Volkswagen Autoeuropa acabam de renovar a parceria expressa através da concessão do Terminal Volkswagen/Autoeuropa, com a prorrogação do respetivo contrato por mais cinco anos, sendo renovável. Trata-se já de uma parceria com duas décadas de existência, demonstrando a importância desta infraestrutura portuária nas exportações português.
“A vinda do novo modelo para a fábrica de Palmela, em 2017, cria a expectativa dum significativo aumento do volume de produção de veículos e também, previsivelmente, da movimentação através do porto de Setúbal”, refere a APSS (Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em comunicado. Por consequência, adianta a APSS, “as ligações existentes irão ser reforçadas e poderá haver mais destinos a serem servidos directamente a partir do porto de Setúbal, o que reforçará a sua importância no movimento roro, nos contextos nacional e internacional”.
Os veículos do Grupo Volkswagen fabricados na Autoeuropa exportados pelo porto de Setúbal, em 2015, superaram as 80 mil unidades, tendo como principais destinos a Alemanha, porto de Emden, (principal hub logístico da VW), pela linha da VW Transport; a China, portos de Guangzhou, Shanghai e Xingang, pela linha NYK; o Reino Unido, portos de Grimsby, Sheerness, Tyne, White Hill Point, pela linha EML.
A Autoeuropa foi considerada a melhor unidade de produção de 2015, o que lhe valeu o prémio de melhor fábrica da marca, durante a conferência anual de produção e logística da Volkswagen, realizada na Alemanha. Foi, inclusive, a primeira unidade industrial instalada fora deste país a receber tal distinção.
“É de realçar ainda que o porto de Setúbal é e continuará a ser o eixo de escoamento mais importante na exportação dos veículos produzidos na Volkswagen Autoeuropa, o que contribui decisivamente para a liderança do porto na movimentação roro de veículos ligeiros em Portugal”, conclui a APSS.
De referir que o porto de Setúbal recebeu recentemente dois grupos de alunos do FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, que frequentam acções de formação para obtenção da categoria de “Marinheiro de 2ª Classe do Tráfego Local”, no âmbito da unidade de formação “Operações de Carga e Descarga em Navios”.
As duas visitas tiveram como objectivo dar a conhecer as valências do porto de Setúbal e proporcionar aos formandos a oportunidade de observarem in loco a execução de várias operações portuárias. Nesse sentido, foi cumprido um programa comum constituído por uma recepção no auditório do edifício sede da APSS, onde assistiram ao visionamento do vídeo institucional do porto de Setúbal e a uma apresentação sobre o porto, complementado por uma deslocação aos terminais portuários Tersado, Sadoport e Ro-Ro.