O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), os seus Serviços de Ação Social e Associação Académica (AAIPS) associam-se ao movimento de solidariedade com o povo ucraniano, através de uma campanha de recolha de bens essenciais, que decorrerá até 9 de março, nos seus campi de Setúbal e do Barreiro.
Os pontos de recolha, em funcionamento a partir de hoje, estão localizados nos átrios de cada uma das suas cinco escolas – ESTSetúbal, ESE, ESCE, ESTBarreiro e ESS – bem como no edifício dos Serviços Centrais, na sede da Associação Académica (AAIPS) e na Residência de Estudantes de Santiago.
Estudantes, docentes, trabalhadores não docentes e membros da comunidade de antigos estudantes (alumni) são assim chamados a contribuir, nomeadamente com bens alimentares não perecíveis, como enlatados, massa, arroz, barras energéticas, bolachas ou frutos secos; produtos alimentares e de higiene para crianças e recém-nascidos; mantas, sacos-cama, lençóis, roupa quente e botas para homem (39-44).
É também recomendada a doação de material de primeiros socorros, como analgésicos, anti-inflamatórios, compressas, adrenalina, protetores gástricos, termómetros, pensos hemostáticos, seringas e suportes para soro.
Os bens recolhidos serão depois encaminhados para o território ucraniano assolado pela guerra, sendo o transporte assegurado por empresas parceiras.
Também enquanto um dos seis membros da Universidade Europeia E3UDRES2, o IPS, através do seu presidente, Pedro Dominguinhos, subscreve uma tomada de posição conjunta de forte condenação da intervenção militar russa e de solidariedade para com a população ucraniana, em que é igualmente assumido o compromisso de apoiar a comunidade académica ucraniana através de várias iniciativas já previstas.