Politécnico de Setúbal disponibiliza programa online de promoção do bem-estar físico e mental

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a realizar um programa online de bem-estar físico e mental, a pensar na sua comunidade académica e nos desafios do teletrabalho e ensino à distância em tempos de necessário confinamento.

O programa “Pratica_mente Juntos” pretende oferecer um apoio fundamental para que, mesmo estando em casa, trabalhadores e estudantes não percam, e reforcem até, hábitos de actividade física, aprendendo a gerir com alguma serenidade os efeitos secundários do isolamento.

O programa foi desenhado por uma equipa multidisciplinar e assenta em tecnologias adequadas às actividades online, contemplando as componentes “Vida ativa e saudável” e “Gestão do stresse”.

No que toca à saúde do corpo, além de criar uma linha online, gratuita, de consultas de nutrição, o IPS lançou também o canal “Desporto à Distância”, acessível na plataforma Stream e contemplando os vários perfis de praticantes, dos habituais, nomeadamente os que são já utentes do Clube Desportivo do IPS, aos iniciantes e/ou com baixa condição física, passando também pelas sugestões de exercícios em casa para pais e filhos.

Apoio psicológico online, a título gratuito, bem como um espaço digital de partilha de sugestões de leitura e autores, o “IPS a Ler”, que pretende dar continuidade em ambiente caseiro à iniciativa Clube de Leitura do IPS, são algumas iniciativas contempladas na segunda componente do programa.

São igualmente disponibilizados vários recursos culturais, reunidos para consulta na página das Bibliotecas IPS, entre visitas virtuais a vários museus e galerias, nacionais e internacionais, e sugestões de espaços de autores e bibliotecas digitais.

O programa Pratica_mente Juntos resulta de um esforço conjunto entre as diferentes escolas do IPS, Serviços de Ação Social e diversos profissionais com competências técnicas especializadas na áreas da saúde e bem-estar.

O programa detalhado está disponível no portal da instituição, em www.ips.pt.