Politécnico de Setúbal promove literacia digital através de concurso “A Criar com Scratch!”

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”. Trata-se de uma iniciativa anual do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através da sua Escola Superior de Educação (ESE/IPS), que pretende promover a literacia digital de forma lúdica junto dos alunos do Pré-escolar e do Ensino Básico.

O concurso dirige-se a grupos de alunos, representando estabelecimentos de ensino de norte a sul do País, ou do mesmo ciclo de ensino, que concorram acompanhados por um professor/educador e/ou encarregado de educação.

Os trabalhos, a enviar por equipas até ao próximo dia 5 de abril, terão de ser obrigatoriamente elaborados em linguagem de programação Scratch, inspirando-se no tema “Satélites… de Titã ao Telescópio Espacial Hubble”, escolhido para a edição de 2023/2024 e apresentada em novembro, na conferência de lançamento, por Rafael Silva, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentados na forma de jogo, animação, narrativa ou apresentação de conteúdos, os projetos candidatos serão valorizados de acordo com a mensagem transmitida, a interatividade e o design global, sendo considerados em quatro categorias: Educação Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.

Entre outros objetivos, pretende-se que esta competição promova a integração de tecnologias digitais no desenvolvimento da literacia digital, fomente o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas, estimule a memória, a atenção e o raciocínio lógico, bem como a criatividade e a interdisciplinaridade, permitindo também a partilha, com a comunidade educativa, de recursos educativos desenvolvidos nas escolas.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação (CCTIC-ESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Para mais informações sobre o concurso, consultar aqui.

Recorde-se que a ESE/IPS e o seu Centro de Competência TIC contam já com um importante historial na implementação de formações na área das competências digitais, nomeadamente como parceira de projetos nacionais. São disso exemplo o GEN10S Portugal, que arrancou em 2017 formando milhares de alunos e professores de todo o País em linguagem de programação Scratch, e o projeto Programar o Futuro, para capacitação de jovens desempregados ou em situação de emprego precário, nas áreas da programação, código e robótica. Ambos resultaram de iniciativas da SIC Esperança e Google.org, cabendo à ESE/IPS a sua conceção e coordenação.