Politécnico de Setúbal inaugura 7º Programa de Mentoria AlumniIPS com mais de 100 participantes

O Politécnico de Setúbal (IPS) iniciou a 29 de novembro a mais uma edição, a sétima, do Programa de Mentoria AlumniIPS, que obteve a adesão de mais de uma centena de participantes, entre diplomados e atuais estudantes da instituição de ensino.

Na sessão oficial de lançamento, mentores e respetivos mentorandos, organizados em 65 equipas, tiveram oportunidade de conhecer-se e trocar as primeiras impressões, inaugurando um ano de trabalho em parceria, num registo de acompanhamento e aconselhamento para preparar a entrada no mercado de trabalho.

Presente na ocasião, a presidente do IPS, Ângela Lemos, desejou a todos “um excelente percurso, de muito sucesso”, agradecendo especialmente aos mentores “repetentes”, que se mantêm ativos no programa há vários anos, demonstrando “que a experiência tem sido enriquecedora também para eles e que, desta troca, quem aprende não são apenas os nossos estudantes”.

Os nossos mentores são pessoas formadas por nós, de reconhecida experiência profissional, e têm um percurso que vos pode ajudar sobretudo a pensar, a construir um pensamento crítico e a direcionar-vos. Sem respostas prontas porque, em muitos casos, eles também não as têm, em função da imprevisibilidade do mercado de trabalho”, realçou ainda a responsável, dirigindo-se aos estudantes participantes.

Na sessão houve também um momento de partilha de testemunhos por parte de uma equipa participante na 6ª edição do programa, nomeadamente Tânia Coelho, que se formou em Gestão de Recursos Humanos (GRH) e é atualmente talent acquisition manager na consultora Kelly, e Edgar Antunes, à data estudante da licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL) e hoje coordenador de área na MC Sonae.

“Aquilo que tentei fazer ao longo desta mentoria com o Edgar foi dar-lhe a conhecer um pouco daquilo que é o mercado de trabalho hoje, como é que ele se poderia posicionar na procura do seu primeiro projeto profissional, trabalhar abordagens nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn, e formas de se posicionar em contexto de entrevista”, lembrou a mentora, realçando a “partilha de experiências” como o aspeto mais importante deste programa, sobretudo quando a parceria é formada por pessoas de áreas de estudo distintas.

Já Edgar Antunes recordou que decidiu inscrever-se no programa “porque estava um pouco perdido em relação à área de trabalho que iria escolher após o curso” e que encontrou na sua mentora, mesmo sem preparação técnica na área da Logística, um apoio precioso no arranque do seu percurso profissional. “Tentei adaptar o que eu queria às qualidades e experiência da Tânia, tirar partido do seu conhecimento do mercado de trabalho a meu favor, e ainda hoje, terminado o programa, continuo a falar com ela. Aliás, a Tânia esteve sempre presente no meu estágio, que foi um período um pouco complicado”.

A sessão contou também com a intervenção de Luís Charneca, diplomado em Gestão de Sistemas de Informação e atualmente business coach numa multinacional, que partilhou com os presentes algumas dicas de como se pode criar um programa de mentoria de sucesso, com base na sua experiência de mentor IPS desde a primeira edição, em 2017.

O grande objetivo do Programa de Mentoria AlumniIPS, de reconhecido impacto no sucesso académico dos estudantes envolvidos, é tirar partido de um dos ativos mais valiosos da instituição, os seus diplomados, como referência valiosa para quem se encontra ainda em fase de formação. Em última instância, pretende-se construir uma comunidade de partilha que permita aproximar os atuais estudantes das diferentes realidades profissionais – das Ciências Sociais, Educação e Desporto às Engenharias e Tecnologias, passando pelas Ciências Empresariais e Saúde – numa lógica de troca de conhecimentos e de reflexão sobre projetos de vida e de carreira.