O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai disponibilizar 1.212 vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, que arranca no próximo dia 22 de julho, mantendo a oferta de 2023/2024.
Os números nacionais, divulgados ontem pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), dão conta de um total de 55 166 vagas, mais 158 do que no ano passado, sendo que apenas 13 das 34 instituições de Ensino Superior público apresentam um aumento de lugares disponíveis. No que toca a áreas disciplinares, regista-se globalmente um reforço de lugares nos cursos de Educação Básica, Competências Digitais e Medicina.
O IPS acompanha esta tendência, com os cursos de Engenharia Informática (70), de Gestão de Sistemas de Informação (69) e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (56) a atingirem o maior número de vagas.
No domínio das Ciências Sociais, é também a Educação Básica que disponibiliza o maior número de lugares (52) e, no que toca à Saúde, a Enfermagem é o curso que se destaca pelo maior número de vagas disponíveis (46) e também pela novidade da dupla titulação, numa parceria com a Artevelde Hogeschool, na Bélgica, oferecendo uma experiência de aprendizagem internacional, pioneira no Ensino Superior politécnico português.
Além das 1 212 vagas respeitantes ao regime geral, o IPS disponibiliza mais 495 lugares para regimes especiais e concursos especiais de acesso, o que totaliza 1 707.
Quanto à formação avançada (mestrados e pós-graduações), cujas candidaturas decorrem até à primeira semana de julho, verifica-se um total de 828 vagas disponíveis, para cursos nas áreas da Saúde, Educação, Ciências Empresariais, Engenharia e Tecnologia.