Mostra de Vinhos em Fernando Pó de 3 a 5 de maio espera 10 mil visitantes

A 27.ª edição Mostra de Vinhos em Fernando Pó espera receber cerca de 10 mil visitantes de 3 a 5 de maio, na aldeia vinhateira do concelho de Palmela, o dobro do ano passado, e pretende “mostrar o que de melhor se faz na nossa região que é o vinho”. A expetativa foi revelada por Andreia Brás, representante da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó durante a apresentação do evento, a 12 de abril, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, onde também participaram os presidentes do município, Álvaro Balseiro Amaro, da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, e o vereador do Turismo, Luís Miguel Calha.

Para Álvaro Balseiro Amaro, este evento “não é só uma montra de promoção do que de melhor se faz, mas também um momento de festividade e autoestima da população”, destacando o esforço do município na promoção da mostra, que atualmente é “uma veia de desenvolvimento e promoção territorial”. “Hoje a mostra não é só uma montra de promoção do que melhor se faz naquela freguesia e região, é também um certame de festividade, autoestima daquela população”, acrescentou o autarca.

“Fernando Pó está no coração da península de Setúbal, com gente laboriosa que nunca abandonou o mundo rural, sempre trabalhou e plantou aqueles jardins de vinhas, criando vinhos de excelência que competem com os melhores em todos os certames e com distinções a nível mundial”, disse o edil, lembrando “o grande salto de passar de vinho a granel para o engarrafamento, introduzir no processo novas gerações, enólogos, trabalho em parceria, o marketing e a promoção, tem sido um percurso notável”.

Já Cecília Sousa considera que a mostra tem sido “promotora do sucesso da aldeia vinhateira de Fernando Pó”, sublinhando que “os produtores começaram a ganhar dimensão na mostra, que tem dado nome ao nosso território”.

O evento que é organizado em parceria pela Câmara Municipal de Palmela, União das Freguesias de Poceirão e Marateca e a Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó terá lugar noespaço da associação e contará com algumas novidades, para maior conforto dos visitantes. Andreia Brás explicou que, em vez da tenda da restauração, haverá seis tasquinhas no exterior, numa esplanada ao longo da rua, garantindo uma maior rapidez no serviço prestado. No sábado e domingo, as tasquinhas vão estar a funcionar logo a partir das 12h00, para almoços.

Este ano, vão estar a concurso 21 vinhos tintos e 16 brancos, do quais serão eleitos os melhores da mostra, a anunciar a 4 de maio e os Prémios Escolha do Público, através de uma prova cega, que será entregue no dia 5 de maio. A organização criou condições para manter os vinhos mais frescos para degustação.

Haverá 12 pavilhões de adegas, para além de outros produtos, como pão e doçaria. A organização volta a apostar nos mercadinhos, contando já com 16 inscrições.

A mostra contará com um programa gastronómico e de animação composto por provas e exposição de vinhos, provas comentadas, produtos regionais, showcookings, petiscos, concertos, cante alentejano, dança, bailes, folclore e jazz, em três palcos (zona das tasquinhas, zona dos produtores e salão de provas, na antiga sede).

A entrada tem o valor de 2€ e o copo oficial da mostra vai estar à venda por 3€, mas os visitantes podem levar o copo de 2023.

A Mostra de Vinhos, com um orçamento de 22 mil euros, enquadra-se na Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca, projeto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

Programa

3 maio

18h00

Inauguração Oficial

Com Marisa Ramos e Carolina Roque

18h30

Abertura do pavilhão da Mostra ao público

19h00

Abertura dos pavilhões

21h00

Baile com João Tendeiro e Ricardo Pelixo

22h00

Concerto com a Banda Motel Albarquel

23h00

Continuação do Baile

23h30

Encerramento dos pavilhões

1h00

Encerramento geral

4 maio

12h00

Abertura das tasquinhas

14h00

Abertura dos pavilhões

15h00

Atuação das/os alunas/os de Guitarra de Carolina Roque

15h30

Concerto Paper Hearts Acústico

16h00

Há prova com Fernão Pó Adega

17h00

Atuação do Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó

17h30

Concerto de Jazz com Artur Mendes

18h00

Showcooking com a Bimby

18h00

Dança do Ventre com Flor de Lótus

19h00

1.ª Fase Prova – Escolha do Público

20h00

Entrega de Prémios da 27.ª Mostra de Vinhos – Tintos

20h30

Entrega de Prémios da 27.ª Mostra de Vinhos – Brancos

21h00

Baile com Marco e Cláudio

22h00

Concerto com Miguel Bravo

23h00

Continuação do Baile

23h30

Encerramento dos pavilhões

1h00

Encerramento geral

5 maio

11h00

Zumba com Nuno Aldeias – Dia da Mãe

12h00

Abertura das tasquinhas

14h00

Abertura dos pavilhões

15h00

Atuação do Rancho Folclórico Os Académicos do Bairro Margaça

16h00

Workshop de Pudim Caramelo

Com Confraria da Sopa Caramela

17h00

Era uma vez o Cante

17h30

2.ª Fase Prova – Escolha do Público

18h00

Atuação de Dança do Grupo de Flamenco Maria Navarro

20h30

Entrega de Prémios Escolha do Público

21h00

Baile com Luís Rosa

22h00

Concerto com Cláudia Martins e Minhotos Marotos

23h00

Continuação do Baile

23h30

Encerramento dos pavilhões

00h00

Encerramento geral

Especial Enoturismo

Rotas das Vinhas do Pó by Road

A Fuga da Adega na Humus Farm (Escape Room)