Politécnico de Setúbal adere à Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) aderiu à recém-criada Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono (PCBC), sendo a única instituição de ensino superior representada nesta estrutura que pretende contribuir para a descarbonização do setor da mobilidade, de uma forma sustentável e acessível a todos.

Com a adesão do IPS, a PCBC passa a reunir 11 organizações que operam na cadeia de valor dos combustíveis e da mobilidade nas suas diferentes etapas, desde a matéria-prima à produção do combustível, passando pelo seu fornecimento e distribuição.

As organizações representadas constituem, no seu conjunto, uma parte muito substancial do setor dos combustíveis renováveis sustentáveis em Portugal, abrangendo também diferentes intervenientes nos diversos setores da mobilidade, nomeadamente o terrestre, ligeiro e pesado, a aviação e a marinha, incluindo os consumidores.

Enquanto membro da plataforma, o IPS compromete-se a dar o seu contributo para uma transformação energética duradoura e inclusiva, oferecendo a sua experiência e conhecimento, não só no que respeita às tecnologias de baixo teor de carbono em apoio à ambição climática da União Europeia, como também em termos das necessidades sociais e económicas dos consumidores.

São representantes do IPS na plataforma os docentes Fátima Serralha e Marco Marques, coordenadores da licenciatura em Tecnologias do Petróleo, ministrada na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).