Pinhal Novo inaugura monumento honra aos combatentes

O município de Palmela e o Núcleo de Pinhal Novo da Liga de Combatentes inauguraram, a 12 de outubro, o Monumento aos Combatentes do Concelho de Palmela, localizado na avenida dos Ferroviários, em Pinhal Novo.

A cerimónia contou com as presenças dos presidentes da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, da direção do Núcleo de Pinhal Novo, Coronel Carlos Oliveira, da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, e representantes das Forças Armadas e das instituições e movimento associativo do concelho, entre outros convidados.

Álvaro Balseiro Amaro recordou o empenho do município na concretização deste “desejo, há muito acarinhado pelo Núcleo de Pinhal Novo”, sublinhando a visibilidade e destaque do monumento, “junto ao principal eixo de circulação do maior núcleo urbano deste concelho, numa zona de forte expansão”.

O edil considera que esta é uma “merecida homenagem aos homens e mulheres que, em diferentes épocas da nossa história e em múltiplos cenários de guerra e conflito, têm representado o nosso país, procurando proteger e auxiliar as pessoas mais vulneráveis e repor a paz”.

Para Joaquim Chito Rodrigues “este monumento não é um ato isolado no nosso Portugal, junta-se ao sentimento profundo do povo português” elogiando a “simplicidade, verticalidade e a base sustentatória” do monumento, com um significado profundo. O responsável recordou a missão da instituição, a celebrar o centenário de existência, a par dos 126 núcleos, no país e no estrangeiro.

Carlos Oliveira salientou a “mensagem intemporal e inspiradora” do monumento, agradecendo à Câmara de Palmela o apoio para a concretização do projeto e recordou iniciativas de solidariedade social, levadas a cabo pela instituição, sedeada no Monte Francisquinho, na Vila de Pinhal Novo e a celebrar o 12.º aniversário.

O projeto do Monumento aos Combatentes do Concelho de Palmela é da autoria do arquiteto Eduardo Varandas (Administração Central da Liga dos Combatentes) e foi executado pela Tecnorém, Engenharia e Construções, S.A.