Novo bispo de Setúbal já visitou 10 instituições da região

O novo bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, já visitou 10 instituições da região da sociedade civil nas primeiras 48 horas após ter tomado posse e tornou-se sócio do Vitória Futebol Clube.

Em comunicado, a Diocese de Setúbal, refere que na tomada de posse, D. Américo lembrava aos responsáveis destas instituições: “Temos muito que trabalhar, muito que fazer. Estamos cá para fazer o bem comum da comunidade que servimos. Queremos o melhor para todos aqueles que vivem, passeiam, trabalham e amam este território da Península e da Diocese de Setúbal. Por isso, estamos juntos”.

D. Américo Aguiar visitou a Guarda Nacional Republicana, Comando Territorial de Setúbal; Polícia de Segurança Pública, Comando Distrital de Setúbal; Estabelecimento Prisional de Setúbal; Centro Hospitalar de Setúbal; Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal; Capitania do Porto de Setúbal e Comando Local da Polícia Marítima; Vitória Futebol Clube; Bombeiros Voluntários de Setúbal; Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal; Missionárias da Caridade.

IV bispo da Diocese de Setúbal tomou posse, a 26 de outubro,na Sé, dirigindo-se aos responsáveis das instituições da região, disse que há “muito que trabalhar, muito que fazer”.

Nas primeiras declarações aos jornalistas após a tomada de posse, o novo bispo de Setúbal prometeu defender os desfavorecidos da região, para onde quer atrair investimentos e apoios comunitários, que atualmente não chegam por causa do que chamou “má vizinhança” de Lisboa.

“Pelo facto de Setúbal ter sido integrada dentro dos critérios económicos e financeiros da capital, foi prejudicada nas últimas décadas por não ter acesso a fundos comunitários”, afirmou.

Para D. Américo Aguiar, a “má vizinhança” de Lisboa” impede que cheguem à região “milhões e milhões” de euros, o que vai ser alterado em 2027 quando vai ser criada uma nova NUT (Nomenclatura de Unidade Territoril para Fins Estatísticos) para a Península de Setúbal, até agora integrada na capital.

A Missa de entrada em Setúbal do IV bispo da diocese vai ser presidida por D. Américo Aguiar este domingo, 29 de outubro, na Sé, às 16h30.