Uma petição online, intitulada “Não à privatização da Arrábida”, está a circular na internet, contando já com mais de mil assinaturas. http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT89129
Em causa está o projecto da Câmara Municipal de Setúbal, aprovado a 19 de Abril na reunião pública do executivo camarário, a estabelecer o pagamento do estacionamento na praia da Figueirinha de 1 de Junho a 30 de Setembro.
“Os contribuintes portugueses já pagam o suficiente todos os meses em impostos para daqui para a frente se verem privados de mais um espaço público, procuram-se alternativas viáveis sem privatizar o estacionamento e acesso às praias da Arrábida, depois dos preços de transporte para Tróia chegarem perto dos 10€ por pessoa vemos agora a Arrábida no mesmo caminho, basta de buracos sem fundo e compadrios neste país… Vota e diz não”, refere a petição que já conta com mais de 100 assinaturas e foi colocada hoje, 20 de Abril, online.
A petição é dirigida à Câmara Municipal de Setúbal e ao PCP, partido da presidente Maria das Dores Meira, que gere a autarquia sadina.
O Projecto de Regulamento Específico de Zonas de Estacionamento Controlado na praia da Figueirinha determina duas zonas de estacionamento de duração limitada, uma com 40 lugares, outra com 237, as quais estão sujeitas ao pagamento de uma tarifa diária das 08h00 às 19h00.
O valor da tarifa varia consoante seja dia útil ou fim-de-semana ou feriado e encontra-se dividido em dois períodos, um compreendido entre 1 e 30 de Junho e 1 e 30 de Setembro, de custo mais reduzido, outro de 1 de Julho a 31 de Agosto, mais caro.
Dando alguns exemplos:
- no período de 1 a 30 de Junho e de 1 a 30 de Setembro, uma hora de estacionamento custa 40 cêntimos durante os dias úteis e 60 cêntimos aos fins-de-semana e assim sucessivamente. O limite máximo de 11 horas, custará 3 euros nos dias úteis e 5 euros aos fins-de-semana.
- no período de 1 de Julho a 31 de Agosto, uma hora de estacionamento custa 80 cêntimos nos dias úteis e 1 euro aos fins-de-semana, e assim sucessivamente. O limite máximo de 11 horas, custará 6,50 euros nos dias úteis e 9 euros aos fins-de-semana.
Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, os acessos viários às praias da Arrábida sofrem “elevada pressão automóvel”, o que dificulta “gravemente a normal circulação viária, muito devido ao estacionamento desordenado e abusivo ao longo de toda a faixa de rodagem”.