Xavier Zarco recebeu ontem, 21 de Abril, o “Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2017”, no valor de 1.500 euros, na Biblioteca de Azeitão, numa cerimónia que contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, a presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG), Alexandrina Pereira, e a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, entre dezenas de convidados.
Alexandrina Pereira disse que esta cerimónia é de “elevado signficado para a associação”, adiantando que o prémio literário “regressou após algum tempo de interregno e voltou com a mesma paixão com que organizou o primeiro”, agradecendo o apoio da Junta de Freguesia de Azeitão e da autarquia sadina.
“Pretendemos dar continuidade a este projecto que tem como principal objectivo promover a criatividade no campo da poesia e divulgar a obra do seu patrono, o poeta e pedagogo Sebastião da Gama, nascido nesta bonita localidade de Azeitão”, frisou a poetisa e responsável pela ACSG.
Celestina Neves agradeceu à ACSG pelo “empenho que tem mantido, sobretudo nos últimos tempos que não foram fáceis”, e oa júri do prémio (João Reis Ribeiro, Chocolate Contradanças e Eduarda Gonçalves) por “trabalhar de forma gratuita”, no trabalho da análise das obras recebidas. “A intenção deste prémio é divulgar Sebastião da Gama e ajudar a que outros poetas sejam reconhecidos e mais conhecidos”, adiantou a autarca.
Já Pedro Pina sublinhou este prémio é “um momento incontornável que tem permitido o apoio à arte de criatividade da escrita”, adiantando que a organização “pode contar com a Câmara Municipal de Setúbal para continuar a apoiar os próximos prémios de poesia Sebastião da Gama”.
O autor disse que é “com grande agrado que recebo o prémio Sebastião da Gama”, adiantando que “esta obra é uma pilhagem porque utilizei a obra dos outros para depois criar a minha”, explicando que “há muito tempo que não escrevia e resolvi aventurar-me na inspiração dos quadros que tinha em casa e a partir deles escrevi 500 poemas”.
Xavier Zarco venceu a 15.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, com o trabalho “Breve Espólio da Pilhagem”, apresentado sob o pseudónimo de Edward Teach, conjunto de poemas em que a palavra se alia à pintura e a outros poetas. Xavier Zarco, pseudónimo de Pedro Manuel Martins Baptista, é detentor de vários prémios literários, entre os quais consta o da 7ª edição do Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, promovido pela LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão), em 2005, com o trabalho “O Fogo a Cinza”.
Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de Abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão . “Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.
No dia 7 de Fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência.