Perpétua Azeitonense aposta no teatro com “Peripécias no Pátio”

O grupo cénico “Perpetuus”, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense (SFPA) repôs o espectáculo “Peripécias no Pátio”, a 18 de Janeiro, lotando o seu auditório com 400 lugares.

O espectáculo, com direcção artística de Carlos Zacarias e direcção musical de Duarte Zacarias, apresenta em palco três dezenas de artistas, entre actores, músicos e técnicos, ao longo de duas horas. As músicas todas tocadas ao vivo por um grupo da banda da SFPA animam esta produção.

“Fizemos várias sessões, sempre com o auditório cheio, e as pessoas pediam imenso para repor este espectáculo porque gostaram muito e surgiu a oportunidade de fazer novamente”, disse Graça Pereira, presidente da SFPA, sublinhando que se trata de sessões únicas mas lembrando que o auditório tem capacidade para 400 pessoas.

“A história baseia-se no filme do Pátio das Cantigas mas existem uns personagens de contexto, que são pessoas que vão ao teatro, entram com o público, sentam-se e vão estar sempre a interagir com os actores do palco”, explica Graça Pereira, adiantando que pretende-se “reviver os filmes antigos repondo-os para texto as cenas mais carismáticas”.

A presidente da colectividade azeitonense salienta que esta peça vai ser apresentada a 7 de Março, à noite na sede do Praiense, no âmbito do AMA Teatro – Mostra de Teatro de Setúbal. “Devido aos nossos cenários não é possível apresentar este espectáculo em palcos pequenos”, adianta.

Graça Pereira anunciou que a 1 de Fevereiro, às 21h30, realiza-se um espectáculo de revista, com António Calvário como cabeça de cartaz, na colecvidade e em 18 de Abril outro “O último a sair”, com Carlos Cunha e a 9 de Maio com Marina Mota.

A responsável sublinha que Perpétua Azeitonense tem “um público muito fiel” e “esta direcção está muito empenhada em realizar actividades diversas, tendo a colectividade sempre ocupada” e apostado na melhoria das condições físicas do espaço, refere ainda Graça Pereira, que assumiu em 2019 a direcção da SFPA.