Aldeia mineira do Lousal recebe 1.º Ar Puro Fest de 26 a 28 de maio

A Câmara Municipal de Grândola vai promover a primeira edição do Ar Puro Fest vai levar de 26 a 28 de maio à aldeia do Lousal, uma festa de atividades ao ar livre que junta ciência, natureza, artes, gastronomia, aventura, história e desporto.


Segundo o município, “durante três dias vão ser desenvolvidas diversas atividades envolvendo e dinamizando os vários espaços desta aldeia mineira do concelho de Grândola, um local de visitação na área da Arqueologia Industrial, atualmente com projeto de reabilitação ambiental liderado pelo Centro Ciência Viva do Lousal, que alia o património à natureza”.


O Ar Puro Fest estreia-se com uma programação recheada como slide na corta da mina, passeio megalítico noturno com observação de estrelas, balonismo (caso as condições climatéricas o permitam), exposições de arte, de natureza e de fotografia, canoagem, SUP (Stand up paddle) e wakeboard, além de atividades dirigidas aos mais novos.


De destacar ainda uma apresentação que une vinhos e morcegos, no interior da Galeria Valdemar, sessões de observação de aves, e uma formação feita pelo Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – Tagis.


As atividades vão decorrer em vários pontos da aldeia, complementadas por animação musical e de rua como teatro, dança, artes circenses, além de zonas de street food. “Ao longo do evento, será ainda disponibilizada uma área de acampamento ocasional gratuita”, adianta a autarquia.


A Ar Puro Fest é organizada pelo município de Grândola, com o apoio da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros, em parceria com o Centro Ciência Viva do Lousal, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e associações locais.