Operadora de transportes de Setúbal vai contratar 60 motoristas de Cabo Verde

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, revelou que a empresa Alsa Todi, vencedora do concurso público para o Lote 4 da AML – Área Metropolitana de Lisboa, que contempla os concelhos de Setúbal, Alcochete, Moita, Montijo e Palmela, vai contratar 60 motoristas, naturais de Cabo Verde, devido à falta destes profissionais em Portugal.


“Há um compromisso, uma solução e um encaminhamento e que está a ser concretizado que é a contratação de 60 motoristas, provenientes de Cabo Verde, alguns já estão em Setúbal e a ter formação, mas há outros com dificuldades com vistos ou a possibilidade de virem trabalhar para Portugal, com todas as condições e exigências que um motorista profissional de transporte de passageiros tem”, disse André Martins, na reunião pública do município, a 7 de setembro, sublinhando que “há alguns problemas mas estamos a acompanhar, no dia-a-dia, no sentido desta situação ser rapidamente e definitivamente resolvida”.


“Continuamos a considerar que este caminho que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) encontrou para os transportes públicos continua a ser a melhor solução para as deslocações dos residentes na AML, mas não podemos pactuar com esta situações”, disse ainda o edil, referindo-se aos problemas denunciados pelos utentes.

André Martins manifesta preocupação com os transportes escolares no próximo ano letivo. “Tem de ser dada a garantia o transporte das nossas crianças e jovens no dia do início o ano escolar”, disse o autarca, sublinhando que “esta é uma questão central”.

O edil manifesta preocupação pelos problemas que têm vindo a ocoorer desde a entrada em serviço da nova operadora de transportes da Carris Metropolitana.

O presidente manifesta “preocupação” pelo serviço prestado pela Carris Metropolitana que está “a penalizar as populações do concelho de Setúbal, o que para nós é lamentável que o contrato não esteja a ser cumprido porque são serviços fundamentais e está a pôr em causa a vida laboral das pessoas”.