ONG The Big Hand, fundada por setubalense, constrói 3 salas de aula em Moçambique

A escola da aldeia de Montechimoio, no centro de Moçambique, passou a ter três novas salas de aula no seguimento do plano de ajuda e desenvolvimento implementado pela organização não-governamental (ONG) portuguesa Big Hand, liderada pelo setubalense David Fernandes, anunciou o organismo.

A aldeia de Montechimoio, no centro de Moçambique, passou a ter três novas salas de aula no seguimento do plano de ajuda e desenvolvimento implementado pela organização não-governamental (ONG) portuguesa The Big Hand, anunciou esta sexta-feira o organismo.

“Chegámos à Aldeia de Montechimoio logo após o ciclone IDAI numa ação de ajuda humanitária. A situação em que encontrámos a comunidade era tão precária, sem água potável nem escola, que decidimos permanecer e iniciar um programa de apoio às crianças em risco com distribuição de material escolar, plano de apoio alimentar e nutricional, bem como, vigilância médica.”, disse David Fernandes, diretor da ONG.

A pandemia do COVID e agora crise na Europa dificultam o trabalho da ONG que mesmo assim não parou de intervir e de reunir o valor necessário para construir três novas salas de aula “A escola não tinha estruturas com condições de segurança e higiene”, descreveu.

Segundo o líder comunitário vivem em Montechimoio (distrito de Vanduzi, província de Manica) cerca de 800 pessoas, das quais 300 são crianças.

Graças ao plano de desenvolvimento implementado pela ONG The Big Hand, a população tem hoje acesso a água potável, um ponto de energia solar e passam agora a beneficiar de uma Escola com três novas salas de aula.

A Big Hand pretende ainda construir, durante o ano de 2023, mais 2 salas de aula para implementação do ensino pré-escolar e uma biblioteca onde será dinamizado o Clube da Rapariga, fundamental para capacitar os jovens sobre a igualdade de género de modo a combater o abandono escolar, o casamento e gravidez precoce.

As três salas de aula foram construídas com o apoio de EUMOZ (Missão não executiva de treino militar contra o terrorismo), da kids unlimited trust (Fundação Alemã) e através da Consignação do IRS de todos os amigos, padrinhos e Madrinhas Big Hand.

A ONG portuguesa foi fundada em 2010 e, segundo os seus próprios dados, apoia cerca de 10.000 crianças em várias aldeias na província de Manica. “É certo que a crise que estamos a viver dificulta o nosso trabalho, mas as pessoas continuam com um coração enorme e uma vontade gigante de querer mudar o mundo e por isso continuam a ajudar-nos”, referiu David Fernandes. Existe uma campanha de angariação de fundos a decorrer, “um lápis por uma escola”, em que cada lápis vale a contribuição de um euro e irá contribuir para a implementação do plano de apoio e desenvolvimento da Aldeia.