Docente do IPS dinamiza podcast que promove o diálogo sobre a perda e o luto

Ricardo Fernandes, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, é responsável por um podcast que pretende ser “um lugar de diálogo sobre a vida e a morte e sobre as relações que criamos no intervalo”, tendo como pano de fundo a temática dos Cuidados Paliativos.

Sob o lema “Porque precisamos dos outros para sermos nós”, o programa é promovido pela Casa de Saúde da Idanha, onde o autor é enfermeiro de Cuidados Paliativos há 14 anos, inserindo-se no Projeto de Intervenção Precoce e Apoio no Luto, apoiado pela Fundação La Caixa.

Nos seis episódios já transmitidos, Ricardo Fernandes partilha com o grande público várias perspetivas sobre questões tantas vezes silenciadas, como a morte, a doença, a perda e o luto.

Desde julho último, já foram convidados do podcast o médico paliativista Miguel Julião, para falar sobre dignidade humana na vivência de uma doença terminal, a psicóloga social Sara Martinho, que aborda os “lutos desautorizados” (as perdas que a sociedade não reconhece), ou o investigador Pedro Augusto, num diálogo sobre o vestuário de luto e as diferentes perspetivas sociais sobre a ritualização do luto.

Estiveram também à conversa com Ricardo Fernandes nestes meses de emissão a também enfermeira e docente do IPS Lucília Nunes, que tem investigado os vários aspetos éticos associados ao fim de vida, nomeadamente através do ensaio “E se eu não puder decidir”, bem como o humorista Hugo Van der Ding, autor da rúbrica de rádio “Vamos todos morrer”, que reflete sobre a experiência de falar da morte no espaço público, usando o humor para relembrar os feitos de quem já partiu.

Ricardo Fernandes integra o Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do IPS. Enquanto enfermeiro, além da especialidade em Saúde Mental, é também pós-graduado nas áreas da intervenção e processos de luto em Ciências da Saúde.