Obras na Fortaleza de S. Filipe vão avançar: Câmara abre cafetaria para turistas

A Câmara Municipal de Setúbal vai reabrir o bar e a esplanada da pousada da Fortaleza de S. Filipe, no âmbito da celebração de um contrato de comodato com o Grupo Pestana Pousadas. O objectivo é ter um local de apoio aos turistas que pretendem desfrutar da vista da cidade e da Arrábida, durante a duração das obras de estabilização do imóvel que deverão demorar dois anos.

“Vamos abrir as portas da fortaleza no sentido das pessoas poderem usufruir daquela vista magnífica” revela a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, adiantando que “são cada vez mais pessoas a visitar o nosso município, em Outubro estamos cheios de estrangeiros”, sendo os serviços municipais do turismo a tomar conta do local, onde será feita a promoção do destino do concelho.

A edil revelou ainda que as obras de estabilização das encostas do imóvel, já estão em projecto, seguindo-se a adjudicação da empreitada, anunciando que a autarquia vai limpar a zona envolvente da entrada, que neste momento está um autêntico matagal.

Os espaços a explorar pela autarquia que se encontram fechados desde Novembro de 2014, estão afastados dos locais alvo de trabalhos de consolidação, o que viabiliza a respectiva utilização em segurança. Através do contrato de comodato, o Grupo Pestana Pousadas – Investimentos Turísticos cede, gratuitamente, o direito de utilização da área imóvel correspondente à esplanada da pousada, assim como à da recepção, do bar e respectivas casas de banho.

A autarquia sadina pretende utilizar os espaços cedidos para actividades de apoio e de acolhimento a turistas. O contrato inclui, ainda, também a título gratuito, a cedência de equipamentos, material operacional e bens culturais móveis e de decoração que se encontram nas áreas objecto do acordo.

O contrato de comodato tem início na data de celebração, a agendar em tempo oportuno, e vigora até que fiquem concluídas as obras de consolidação da encosta do forte, a realizar no âmbito de um protocolo, celebrado em Março entre a Câmara Municipal, o Estado, a Enatur – Empresa Nacional de Turismo e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A Fortaleza de S. Filipe, monumento nacional construído no século XVI, localizado numa encosta da Serra da Arrábida, apresenta problemas de estabilidade e implica obras de intervenção, motivo que levou o Grupo Pestana Pousadas a considerar que não reúne actualmente as condições necessárias para o normal funcionamento da pousada ali instalada.