Novo polo comunitário abre em Setúbal

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, acompanhado do presidente da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas, inaugurou, a 6 de janeiro, o Polo de São Julião do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, um espaço de convívio no Bairro do Liceu.

O Polo de São Julião do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, que se junta aos dois de que esta autarquia já dispunha, na Anunciada e em Santa Maria da Graça, foi desenvolvido pela junta de freguesia em instalações cedidas pela Câmara Municipal, localizadas no Polo da Biblioteca Municipal, na Praceta da Ilha da Madeira.

O equipamento “vem colmatar uma carência de espaços de encontro e de convívio nesta zona da cidade, uma vez que aqui não existem coletividades, que são uma peça fundamental na vida urbana e são importantes centros de cultura, de desporto e de lazer”, disse André Martins.

Deste modo, o Polo de São Julião é um exemplo da “criatividade que as autarquias têm de ter para criarem condições de forma que toda a população usufrua de espaços para convívio e lazer”.

O autarca apelou à participação dos moradores para em conjunto com a Câmara Municipal e a União das Freguesias de Setúbal participarem nas atividades a desenvolver no equipamento e “fazerem história nestes bairros, transformando a Praceta da Ilha da Madeira num espaço de convívio e de confraternização”.

O presidente do município descerrou a placa da inauguração do Polo de São Julião acompanhado do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, para quem o novo equipamento “é a concretização de um objetivo muito importante”.

Rui Canas reforça que aquela zona da cidade “há muito que necessitava de um equipamento coletivo para encontro da comunidade e para o desenvolvimento de atividades como as que já se realizam nos polos da Anunciada e de Santa Maria da Graça”.

Apesar de o equipamento ser essencialmente dirigido à população sénior, que pode ocupar os tempos livres e usufruir de momentos de aprendizagem em oficinas de informática e de fotografia e ateliers de artes plásticas, entre outros, o presidente da junta deixa o convite para toda a população, independentemente da faixa etária, participar na dinamização das atividades.

Recorde-se que o primeiro polo do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal foi inaugurado a 21 de janeiro de 2011, em Santa Maria da Graça, proporcionando um espaço de partilha de conhecimentos e de experiências intergeracionais. Para garantir que esta resposta chega a um maior número de pessoas, a União das Freguesias de Setúbal inaugurou a 10 de março de 2017 o Centro Comunitário de Nossa Senhora da Anunciada. O Polo de São Julião completa o leque de equipamentos que prestam

O polo presta um serviço gratuito à população com atividades nas mais diversas áreas, tais como a pintura, a informática, o inglês, a alfabetização, entre muitas outras ações de caráter lúdico-recreativo.

Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.