Navigator reforça compromisso com Sustentabilidade e Direitos Humanos através da adesão ao UN Global Compact

A The Navigator Company aderiu ao United Nations Global Compact e vai participar no seu Business & Human Rights Accelerator Program, reafirmando o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável, responsabilidade empresarial e defesa dos direitos humanos e laborais.

Desde 2016, a Navigator identifica e reporta o seu contributo para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, participando ativamente na sua concretização. Por outro lado, a Empresa assume o seu compromisso com o dever de diligência em matéria de ambiente e direitos humanos que há muito que implementa, nos seus sistemas de gestão de risco e nos rigorosos critérios de fornecimento de matérias-primas, práticas para o exercer. 

A recente adesão aos 10 princípios do UN Global Compact – focados nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e combate à corrupção – reflete o esforço contínuo da Companhia na promoção de uma conduta empresarial responsável.

Criada em 2000, a partir de uma proposta do então Secretário-Geral das Nações Unidas Kofi Annan, esta iniciativa tem vindo a incentivar organizações globais a integrar a sustentabilidade nas suas estratégias e operações. Para tal, disponibiliza programas aceleradores, de grande impacto, que visam incorporar os seus 10 Princípios (para além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), na gestão e nas operações das empresas, repercutindo o seu impacto na cadeia de valor.

Assim, a participação da Navigator no seu Business & Human Rights Accelerator Program é uma oportunidade para renovar e robustecer os atuais esforços de identificação, prevenção e eliminação de impactos negativos da cadeia de valor, a nível do ambiente, direitos humanos e laborais. Por outro lado, favorece a comunicação do progresso alcançado em várias áreas, além de possibilitar também a colaboração com atores internacionais, garantindo uma conduta ética e sustentável em todas as suas esferas de atuação.

A adesão a este movimento, que conta com milhares de organizações subscritoras em todo o mundo, está em linha com o Propósito corporativo da Navigator. Ao afirmar perante a sociedade que “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem”, a Navigator reafirma a sua missão com a criação de valor sustentável, em alinhamento com os compromissos assumidos com a sociedade e expressos na sua Agenda 2030. Esta ferramenta de gestão corporativa, composta por compromissos e objetivos a atingir no horizonte 2030, expressa bem a ambição da Empresa de, através dos seus negócios, aumentar a sua contribuição positiva para a criação de valor e crescimento sustentável.

Sobre a The Navigator Company

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade no setor em todo o mundo.

As pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta inspiram e movem a The Navigator Company. A Companhia assume um compromisso com a criação de valor sustentável para os seus acionistas e para a sociedade como um todo, deixando às futuras gerações um planeta melhor, através de produtos e soluções sustentáveis naturais, recicláveis e biodegradáveis, que contribuem para a fixação de carbono, para a produção de oxigénio, para a proteção da biodiversidade, para a formação de solo e para o combate às alterações climáticas.

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company tem por base a utilização de florestas plantadas exclusivamente para este efeito. Todos os anos, os viveiros da Navigator dão vida a mais de 12 milhões de árvores. Estes viveiros – dos maiores da Europa – produzem mais de 130 espécies diferentes de árvores e arbustos. Muitas destas, ainda que não tendo viabilidade económica, são financiadas pela Companhia, para conservação da biodiversidade e para garantir a continuidade das espécies.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal têm um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 6,1 milhões de toneladas de CO2, valor que se mantém estável graças ao modelo de gestão sustentável seguido pela Empresa.

O Grupo desenvolve uma atividade florestal verticalmente integrada, com o seu próprio instituto de investigação florestal, e é responsável pela plantação de uma vasta área florestal em Portugal continental (1,2% da área do país), 100% certificada pelos sistemas FSC® e PEFC. A Companhia dispõe de uma capacidade de produção de 1,6 milhões de toneladas de papel, 1,6 milhões de toneladas de pasta, 165 mil toneladas de bobinas tissue por ano, e 375,5 MW de potência instalada para produção de energia. Em 2022, 66% da energia produzida pela Navigator nos seus quatro complexos industriais teve origem em fontes renováveis, incluindo biomassa, dando-lhe o papel de liderança no setor, com cerca de 34% do total do país utilizando este combustível ecológico e não fóssil.

Em março de 2023, a The Navigator Company concretizou a aquisição do negócio de Consumer Tissue da espanhola Gomà-Camps, no quadro do plano de crescimento e diversificação do Grupo Navigator, reforçando a sua posição estratégica no mercado ibérico de tissue, ao passar, em apenas 8 anos, a ser o 2º maior player do segmento.

Noutra frente do seu crescimento, a The Navigator Company lançou, em novembro de 2021, uma nova linha de produtos de packaging, através da nova marca gKRAFT, com o objetivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização de fibras naturais, sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis, assumindo assim, e uma vez mais, o seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do ambiente.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2022, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 2,465 mil milhões. Mais de 92% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino 130 países, nos 5 continentes.

Recorde-se que a Navigator tornou-se a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o ambicioso compromisso de antecipar em 15 anos a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, um objetivo para o qual alocou um investimento de mais de 340 M€, parte dos quais já executado com a construção de uma Caldeira a Biomassa na Figueira da Foz e outra parte candidatado à componente da Descarbonização na Indústria do PRR, que permitirá atingir em final de 2026 as metas propostas inicialmente no Roteiro de Descarbonização para final de 2029.

Este compromisso é o culminar de uma estratégia de gestão responsável do negócio que, em 2022, foi distinguida pelo CDP (antes Carbon Disclosure Project, agora Disclosure Insight Action) com a classificação máxima “A” pela liderança mundial no combate às alterações climáticas. A The Navigator Company foi reconhecida pela sua atuação na redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono. A Companhia viu ainda valorizado o seu desempenho na gestão florestal, com o CDP Forest a atribuir-lhe a classificação “A-“, o que lhe garante uma posição de líder também nesta área. O CDP Forest avalia a robustez dos sistemas que a Empresa utiliza para rastrear e monitorizar a origem das suas matérias-primas, assentes na certificação do modelo de gestão das florestas sob sua responsabilidade e nas exigentes políticas de aquisição de madeira.

No final de 2022, a The Navigator Company recebeu a aprovação das suas metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte da Science Based Targets initiative (SBTi). Até 2035, a Empresa compromete-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos âmbitos 1 e 2 (referentes às emissões libertadas para a atmosfera como resultado direto das suas operações e às emissões indiretas provenientes da energia elétrica adquirida para seu uso) em 63%, face a 2020. E em 37,5% as emissões de âmbito 3, que ocorrem na cadeia de valor. Estas metas alinham com critérios e metodologias de base científica que merecem reconhecimento internacional no âmbito da agenda global do clima, afirmando a liderança da Navigator em sustentabilidade.

Em 2023, a Companhia foi novamente classificada como empresa de baixo risco para investidores e reconhecida como uma “ESG Industry Top Rated company” no ESG Risk Rating da Sustainalytics referente a 2022.