Musical produzido por Bruno Frazão  “Zé Gato” estreia a 7 de Dezembro no Independente

A ACTAS – Academia de Teatro de Setúbal vai estrear a peça “Zé Gato”, escrita e encenada por Bruno Frazão, no dia 7 de Dezembro pelas 21h30, no Grupo Desportivo “O Independente”. Trata-se da nova produção de Bruno Frazão que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos com uma história de “gatos em forma de gente”.

Tendo como fonte de inspiração José Maria Tavares, figura setubalense que ficou conhecido por todos como “Zé Maluco” ou “Zé dos Gatos”, a nova produção gira em torno de alguns dos seus hábitos de vida, como os truques de magia, as apostas, a feira e o grande amor pelos gatos, seus fiéis amigos, assim como as tropelias dos felinos quando o dono se ausenta de casa.

Bruno Frazão revela que “a inspiração surgiu depois de ter interpretado a personagem do ‘Zé dos Gatos’ na Feira de Sant’Iago”, adiantando que “apesar de baseada numa figura real esta não é uma peça biográfica”.

“Imaginei que o ‘Zé dos Gatos’ falaria com os fiéis companheiros, os seus gatos. Imaginei o que fariam os seus gatos na sua ausência. Imaginei que o ‘Zé dos Gatos’ desejaria um carinho de quem tantas vezes divertiu”, salienta o autor do espectáculo.

As gatas “Peteca” e “Valentina” e o gato “Tareco”, juntamente com o “Zé Gato”, vão levar os espectadores numa viagem de cerca de uma hora pelas aventuras e desventuras da vida, num espectáculo musicado por Artur Jordão, onde se abordam temáticas como a inclusão, o envelhecimento, a amizade e a diferença.

Na apresentação do espectáculo que decorreu no espaço do Mc Donald’s, na avenida da Europa, Fernando Soares, detentor do franchising da marca em Setúbal e Aires, e um dos principais mecenas da companhia de teatro, disse que o apoio dado à ACTAS “mais que uma atitude de mecenato é uma parceria” e admite que as “animações feitas nos restaurantes da marca são sempre bem recebidas quer pelos clientes quer pelas equipas”.

A contribuição financeira da conhecida cadeia de fast food é um dos poucos apoios monetários com que a ACTAS conta para a produção deste espectáculo, o que levou Fernando Soares a lançar o desafio a outras empresas e entidades da região “para apoiarem a criatividade e a capacidade de trabalho do movimento associativo”.

A conferência de imprensa contou ainda com a presença de Isabel Bento, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, entidade que anualmente apoia a Academia com um subsídio para a produção. A responsável assegurou que “os apoios ao movimento associativo jovem são para continuar” garantindo que será ainda apreciada uma candidatura da ACTAS para a aquisição de equipamentos fundamentais para a realização das suas produções teatrais.

Com um preço de bilheteira de 5 euros para adultos e 3,5€ para crianças, a história de “Zé Gato” vai estar em cena no Grupo Desportivo “O Independente” entre 7 e 19 de Dezembro. Para o público em geral a peça é apresentada nos dias: 7 (21h30), 8 (16h00), 14 e 15 (21h30).

De 11 a 14 para escolas e de 17 a 19 realizam-se sessões para ATL’s de férias.