A carismática livraria setubalense “Culsete” vai reabrir em 2019 por iniciativa dos empreendedores Rita Siborro e Raul Reis.
“É com muita alegria e entusiasmo que comunicamos que o projecto Culsete irá ter a sua merecida continuidade”, afirmam os novos responsáveis, revelando quer “a reabertura da Culsete está prevista acontecer no início do próximo ano, a marcar o recomeço de um novo ciclo e conta com o apoio de todos aqueles que ao longo dos anos mantiveram o hábito de a visitar mas também de todos aqueles que gostam de livros e dos mais diversos conceitos a que estes nos podem levar. Até lá, estaremos a esboçar novas ideias”.
“A cidade de Setúbal continuará a ter uma livraria independente que procurará dignificar todo o seu legado histórico mas também ir ao encontro das novas tendências de consumo do mercado dos livros diversificando a sua oferta e tentando fazer do seu espaço, um lugar de partilha do gosto pela leitura, mas também pela arte, pela educação e pelo prazer de contribuir para a construção de uma agenda cultural de uma cidade tão bonita como Setúbal”, referem.
“Queremos fazer da Culsete um espaço interessante, acolhedor, onde apetece estar e partilhar ideias. Um espaço de contacto e de aprendizagem, onde as alianças entre arte, literatura, fotografia e escrita possam acontecer ao ritmo suave do folhear de um livro”, adiantam.
A livraria fundada por Manuel Medeiros acabou por ser vendida, após a sua morte, pela viúva. O equipamento acabaria por fechar este ano. Agora em 2019, o espaço volta a estar aberto na avenida 22 de Dezembro, junto ao jardim do Bonfim.