Mil alunos nas Jornadas Escolares em Vila Nova de Milfontes

Ambiente, cidadania, cultura, deporto, saúde e território são os temas de um programa intenso que vai reunir cerca de mil alunos nas Jornadas Escolares em Vila Nova de Milfontes entre os dias 27 e 30 de março. A iniciativa é promovida pelo município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

Ao longo dos quatro dias serão dinamizadas diversos desafios e atividades, dirigidos aos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional, sempre com o Colégio Nossa Senhora da Graça como ponto de apoio e de boas vindas.

Serão realizadas ações de sensibilização sobre higiene oral, saúde mental e bem-estar físico, alimentação saudável, jogos tradicionais, passeios de comboio turístico pela vila, passeios de barco no rio Mira, entre muitas outras atividades. Durante as Jornadas estará patente a exposição “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”, criada pelos alunos dos diversos agrupamentos de escolas, Colégio Nossa Senhora da Graça e Escola Profissional de Odemira.

Um dos momentos altos das Jornadas será a Mostra de Talentos, pelos alunos dos diferentes agrupamentos de escolas, seguida da atuação do rapper NTS, finalista do programa “Got Talent Portugal”, no dia 29 de março, pelas 20:30 horas, na Casa do Povo de Milfontes, sendo estas atividades abertas à comunidade.

A encerrar as Jornadas Escolares de 2023, destaque para a Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira, no dia 30 de março, pelas 10.00 horas, no Colégio Nossa Senhora da Graça. Com o objetivo de incentivar a participação cívica, os alunos do 3º ciclo e ensino secundário poderão colocar questões ou apresentar recomendações aos deputados municipais.

“Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o município de Odemira procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território. As cidades educadoras trabalham para que a Educação seja um eixo transversal de todas as políticas locais, assente no princípio que a Educação transcende as paredes da escola”, refere a autarquia.