Mercadona já abriu em Setúbal

A 33.ª loja da cadeia de supermercados espanhola Mercadona, em Portugal, abriu a 28 de junho, na avenida Mestre Lima de Freitas, em Setúbal, sendo a primeira na zona sul do país.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, saudou a Mercadona por ter contratado 65 trabalhadores, todos com contrato sem termo, para esta loja, frisando que o emprego é a primeira prioridade para a autarquia.

“Para nós é sempre muito importante que os investidores procurem mão de obra local. A Mercadona fez também esse esforço e são mais de 60 trabalhadores que não têm contratos a prazo. Isso para nós é muito gratificante, porque o que para nós é mais importante é que haja emprego em Setúbal, porque, havendo emprego em Setúbal, há menos deslocação para Lisboa”, afirmou o edil sadino.

O edil elogiou a localização do supermercado por considerar que o polo comercial do Monte Belo tem as melhores condições de acesso e estacionamento para os clientes, além de a ligação direta à autoestrada ser uma “vantagem extremamente importante para a cidade”, por evitar que os veículos de abastecimento, “que são muitos para abastecer todas as unidades comerciais” ali localizadas, entrem na cidade.

A diretora da Mercadona para as Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores, Ana Carreto, frisou que “temos uma política de proximidade e estamos muito contentes com a escolha, acreditamos imenso no potencial da cidade”, garantindo que os 65 funcionários da loja foram “uma contratação local”, havendo um “investimento por parte da empresa”, mas também um “investimento por parte de cada um dos trabalhadores”, porque deslocou-se para o norte para receber formação e “apostou e acreditou” no projeto.

Relativamente à questão da responsabilidade social, Ana Carreto, adiantou que “diariamente” cada loja doa bens de primeira necessidade, tendo em Setúbal sido escolhida a APACCF – Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, com a qual assinou um protocolo de colaboração.Esta loja tem uma área de vendas de 1.900 metros quadrados, dividida entre as secções de talho, charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, frutas e legumes e pronto a comer, com self-service e várias opções de pratos, servidos em embalagens fabricadas com materiais naturais, como a cana-de-açúcar, cartão ou papel. A loja disponibiliza um estacionamento com 150 lugares e ainda dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos.

Através de um investimento que ronda os 500 milhões de euros em território luso, a retalhista alimentar diz ter criado mais de 2.500 postos de trabalho. Até ao final deste ano, a marca planeia abrir mais seis lojas, fechando 2022 com um total de 39 supermercados no país. É já no próximo dia 15 de julho que abre a nova loja do Montijo, na rua do Laboratório.