Mariza de Almeida Cardoso lança livro “Dois lados do Oceano”

Mariza de Almeida Cardoso vai lançar o livro “Dois lados do Oceano” no próximo dia 23 de Maio, pelas 15h00, no Hotel Barcelona, em Lisboa. A apresentação da obra será feita pelo professor Pinho Neno e o jornalista Jaime Rodrigues.


A obra conta a história de duas gerações – avô e neta, que, em um lapso temporal de dois séculos, repetem o mesmo caminho, só que inverso, mas em busca do mesmo objetivo.
Alberto Cardosão, o avô, nascido em São Romão de Aregos, concelho de Resende, distrito de Viseu, nasceu no fim do século XIX e, perto de completar 18 anos, ao ser declarada a participação de Portugal na Primeira Guerra, em 1914, fugiu para o Brasil, em busca de paz, segurança e tranquilidade.
Duas gerações depois, sua neta, Mariza, sai do Rio de Janeiro e traça o mesmo caminho do avô, só que inverso… Foge da guerra urbana que o Brasil vive, e busca em Portugal a mesma paz, segurança e tranquilidade que seu avô encontrou um século antes, num Brasil que infelizmente não existe mais.
“ Dois lados do oceano” marcam a garra e a coragem de avô e neta, que saem de suas zonas de conforto e começaram do zero. Fogem da insegurança de seu país natal, suportam a saudade do que foi deixado para trás e constroem vida nova no país irmão.
Um ciclo iniciado pelo Alberto e retribuído um século depois pela Mariza… Avô e neta que atravessam o oceano para contar com orgulho as suas histórias.


Historia do livro

Os anos passam, os séculos passam e as situações se repetem… Em “Dois lados do Oceano” avô e neta atravessam o oceano e seguem o mesmo objetivo, só que trilham o caminho inverso, em busca de paz e qualidade de vida. Uma história corajosa de duas gerações que saem de suas zonas de conforto e recomeçam do zero suportando a saudade do que foi deixado para trás, construindo vida nova no país irmão.

A autora

Mariza de Almeida Cardoso é jornalista, assessora de imprensa, escritora e acadêmica, formada no Brasil em Comunicação Social, bacharel em Jornalismo e pós-graduada em Assessoria de Imprensa.
Membro diretora da Ordem dos Jornalistas do Brasil, sindicalizada pela FENAJ, membro da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, acadêmica da ALAP – Academia de Artes e Letras Paranapuã, onde ocupa a cadeira 13 de Assis Chateaubriand e Nobre Condessa da Ordem dos Cavaleiros do Condado de Montserrat.
Descendente de família tradicional portuguesa proveniente de São Romão de Aregos, concelho de Resende, distrito de Viseu, Mariza de Almeida Cardoso também é autora dos livros Recordações de uma vida e Descomplicando o Complicado.