Uma manifestação de protesto contra a imposição do estacionamento pago no Hospital de São Bernardo, Setúbal está marcada para o dia 5 de Dezembro, às 16h30, junto à entrada da unidade hospitalar.
Os manifestantes vão contestar a medida implementada desde o dia 15 de Novembro que abrange utentes e profissionais de saúde.
“O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) impôs, estacionamento pago, dentro dos muros do hospital, para todos, com o argumento que estariam a beneficiar a segurança e acabar com o estacionamento abusivo. Recusou-se sempre a reunir-se com funcionários relativamente à imposição”, refere o documento público no grupo “Coisas de Setúbal”.
“Foi feita uma carta de protesto a solicitar esclarecimentos e alternativas (que foi os que as outras instituições hospitalares fizeram…) assinada por mais de 800 funcionários e entregue há dois meses que nunca teve resposta”, refere ainda o documento.
“Soube-se então que o estacionamento pago seria uma imposição para que as receitas do mesmo servissem para liquidar a dívida do Centro Hospitalar de Setúbal ao SUCH (empresa privada de ‘apoio à gestão’ que detém o monopólio do Ministério da Saúde, Educação e Administração Interna)”, adianta.
“O estacionamento pago dentro do hospital não resolve o problema da limitação de estacionamento” e com “esta imposição os funcionários pagam para ir trabalhar e os utentes são taxados triplamente pelos impostos que pagam, pelas taxas moderadoras e agora pelo estacionamento pago imposto”, conclui.