A Lisnave procedeu à reparação/manutenção de 107 navios, pertencentes a 56 clientes diferentes, provenientes de 19 países, durante 2015. Grécia, Singapura e Alemanha são os países com mais navios reparados na Lisnave, no último ano, sendo 33 navios da Grécia, 20 navios de Singapura e 11 navios provenientes da Alemanha. Destaque também para Itália e Inglaterra, que somaram 9 navios reparados cada um, e ainda para o Japão, que confiou 5 navios aos serviços da empresa.
Em comparação com os números de 2014, verifica-se “uma interessante subida no número de navios reparados, assim como um aumento do número de clientes no ano em apreço”, refere a Lisnave. “Apesar da forte concorrência internacional, a Lisnave continua a ocupar um lugar de confiança no mercado do sector naval”, adianta.
O grupo Teekay Marine continua a firmar a sua confiança na experiência e conhecimentos da Lisnave e voltou a ser a empresa de destaque no número total de navios docados na Mitrena, Setúbal, com 11 navios, seguida da Tsakos Columbia Shipmanagement, com 8 navios, a italiana Grimaldi Group, com 7 navios, e a Navigator Gas e Entreprises Ship and Trading, com 5 navios cada.
De salientar que a Lisnave, devido ao elevado know-how que lhe é reconhecido pelos seus clientes, continua a apresentar um número significativo de “repeated business” e mantêm o seu segmento tradicional de actividade na reparação de petroleiros, com um total de 61 navios reparados em 2015. Neste ano, cujo aumento de reparações de outros tipos de navios espelha o referido reconhecimento: foram reparados 14 porta-contentores, 13 navios graneleiros, 7 navios RORO e 6 LPG (navios de transporte de gás de petróleo liquefeito). Foram efectuadas grandes reparações na “S600” um barcaça offshore da Saipem, nos petroleiros “Manuela Saenz” e “Negra Matea” da PDVSA e na draga “Marieke” da Dredging International.