Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda, Freitas é capa da EXAME

A proprietária da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas, é a capa da EXAME de Agosto, designada pela “Senhora do Vinho”.

Na entrevista, Leonor Freitas lembra que a Casa Ermelinda Freitas tem uma história feita de mulheres fortes. “Leonor Freitas é a líder que fez a empresa dar o salto, mas há quem lhe chame Ermelinda, tal como há quem chame Leonor à sua filha, Joana, já na calha para a sucessão”, refere a revista.

Na edição de Agosto da EXAME, “fomos conversar com Leonor Freitas que, com a sua humildade desarmante, nos reconstitui um percurso feito de dúvidas, garra, busca e sucesso”, adianta a revista, sublinhando que “seja qual for o nome por que respondem, certo é que as mulheres Freitas criaram um império que superou a concorrência”, exportando para o mundo inteiro e fatura vários milhões – mesmo que “todos os anos” Leonor “estivesse a ver a insolvência”, conclui.

Nascida em 1952, estudou no Instituto Superior de Serviço Social, onde fez a licenciatura em Serviço Social. Terminada a universidade foi trabalhar para o Ministério da Saúde em Setúbal durante mais de 20 anos, na área da prevenção do alcoolismo, toxicodependência e educação para a saúde. No final da década de 90, a morte do pai levou-a a abandonar o emprego no estado e a assumir a liderança da empresa vinícola da família fundada que a sua avó Leonilde Assunção fundou em Fernão Pó no concelho de Palmela em 1920.

Desde que iniciou a sua gestão na empresa da família, no final da década de 90, os vinhos Casa Ermelinda Freitas foram distinguidos com vários troféus do sector vitivinícola em Portugal. Apostou no mercado de exportação e na criação de marcas, como o Terras do Pó que foi o primeiro vinho engarrafado e produzido pela Casa Ermelinda. Além disso, comprou mais terrenos, onde produz milhões de litros de vinho.

Em 2009, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Agrícola do Estado Português que lhe foi entregue pelo então Presidente da República Portuguesa Cavaco Silva.