O vinho “Adega de Pegões colheita selecionada de 2022”, da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, região da península de Setúbal, foi distinguido com o terceiro prémio no Concurso de Vinhos Engarrafados, que decorreu no âmbito do 38.º Festival do Vinho Português, no Bombarral. A Adega de Pegões foi premiada na categoria “Vinhos Brancos Regionais – Indicação Geográfica”, sendo a única produtora distinguida da região da península de Setúbal.
Os troféus e os diplomas aos produtores foram entregues, a 11 de agosto, num jantar gala, com a presença todos os expositores de vinho.
No âmbito do Festival do Vinho Português e da Feira Nacional da Pêra Rocha, na Mata Municipal do Bombarral, de 10 a 15 de agosto dos certames, o Concurso de Vinhos Engarrafados realizou-se a 1 e 2 de agosto, nas instalações da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, onde foram premiados os melhores vinhos dos produtores representados no certame.
Sob a coordenação do enólogo José António Fonseca, foram apresentados no concurso 34 néctares de produtores e a avaliação teve em consideração a tonalidade e limpidez da cor, a harmonia e pureza no olfato, e o corpo e intensidade no palato.
Nos Vinhos Regionais Lisboa Leves, o primeiro prémio foi para Feitores – João Pedro Machado Duarte – Bombarral. O segundo prémio foi em ex-áqueo para o Solar da Marquesa (rosado) 2021 – Casa Agrícola Horácio Nicolau – Adão Lobo e para o Sôttal 2022 – Companhia Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O terceiro prémio é para Confraria Moscatel (branco) 2021 – Adega Cooperativa do Cadaval.
Em Vinhos Brancos Regionais, o primeiro prémio é para Carlota (Sauvignon blanc) 2022 – Região Lisboa – Quinta Vale Benfeito – Aldeia Galega da Merceana. O segundo prémio distingue Carlota (moscatel galego) 2022 – Região Lisboa – Quinta Vale Benfeito – Aldeia Galega da Merceana. O terceiro prémio é para Adega de Pegões (colheita selecionada) 2022 – Região Península de Setúbal – Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.
Nos Vinhos Tintos Regionais o primeiro prémio é para Troviscal (Grande Reserva) 2017 – Região Lisboa – Quinta do Cerrado da Porta – Sobral de Monte Agraço. O segundo prémio é do Sanguinhal (Touriga Nacional/Petit Verdot) 2019 – Região de Lisboa – Companha Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O terceiro prémio é do Vale Zias (Grande Escolha) 2020 – Região de Lisboa – Fazendas da Estremadura – Cercal (Cadaval).
Nos Vinhos Brancos de Denominação de Origem Controlada, o primeiro prémio é do Confraria Reserva 2020 – DOC Óbidos – Adega Cooperativa do Cadaval. O segundo prémio é do Quinta de São Francisco 2022 – DOC Óbidos – Companhia Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O terceiro prémio é do Empatia 2022 – DOC Alenquer – Adega Cooperativa da Labrugeira.
Nos Vinhos Tintos de Denominação de Origem Controlada, o primeiro prémio é arrecadado é do Quinta de São Francisco 2019 – DOC Óbidos – Companhia Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O segundo prémio é do AV 2019 – DOC Óbidos – Adega Cooperativa da Vermelha. O terceiro prémio é do Empatia 2021 – DOC Alenquer – Adega Cooperativa da Labrugeira.