Lagoa de Santo André: Festival da Enguia promete atrair milhares

Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

A 3.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André – Mostra Gastronómica nos Restaurantes, que vai realizar-se de 20 a 29 de Janeiro, espera milhares de visitantes oriundos de vários pontos do país e até da vizinha Espanha. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

Durante dez dias, os restaurantes Cascalheira, Chez Daniel, Martins, Faz-te Esperto, Ti Lena, A Charrua – Kasa das Espetadas, Quinta do Giz, Tasquinha do Ilídio, Snack Bar Arco Íris, Cantar D’Alto, Ti Adélia e Cantinho dos Sabores, todos situados na freguesia de Santo André, disponibilizam vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais, num acréscimo de dois estabelecimentos em relação à 2.ª edição do Festival e de mais cinco em relação ao ano de estreia.

“É com imensa satisfação que vemos que o número de restaurantes que têm aderido à iniciativa tem vindo a crescer”, destaca Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que não tem dúvidas que esse aumento será “seguramente um acrescento de qualidade”, considerando que “isso é o mais importante”.

“Sabemos que a confecção da enguia, em particular na freguesia de Santo André, está muito enraizada” assegura Álvaro Beijinha, lembrando a que “a Lagoa de Santo André é um ex-líbris ambiental, integrada numa Reserva Natural”.

“No ano passado conseguimos atrair ainda mais pessoas, o festival está-se a cimentar de uma forma muito rápida. Estamos com um expectativa bastante elevada e os restaurantes também”, adianta Álvaro Beijinha.

Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que os doze restaurantes aderentes disponibilizam nos dez dias do festival, que vai ser abrilhantado com momentos de animação cultural, que prometem ser o complemento ideal da vertente gastronómica. A iniciativa não tem qualquer carácter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local.