Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André

Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

O Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, concelho de Santiago do Cacém regressa 28 de outubro e 6 de novembro, após dois anos de paragem devido à pandemia do covid-19.

A 6ª edição do certame desafia os visitantes a experimentar os sabores da lagoa, do mar e da terra, e que surge agora com um novo figurino.

Ao invés das cinco primeiras edições – na tenda multiusos, na Costa de Santo André – desta vez o Festival decorrerá em cada um dos 14 restaurantes aderentes, um número recorde. “As dificuldades dos estabelecimentos ao nível dos recursos humanos, a par dos constrangimentos logísticos, fizeram com que a Junta de Freguesia de Santo André (JFSA) optasse por esta mudança, cuja possibilidade já tinha sido falada na última edição, em 2019. O primeiro resultado foi logo uma duplicação dos restaurantes aderentes e um consequente aumento da variedade de iguarias que estarão à disposição dos clientes. Este formato tem ainda outra vantagem, permitindo alargar o Festival para dez dias, quando antes decorria apenas durante um fim de semana”, sublinha David Gorgulho, Presidente da JFSA.

Uma vez mais, os sabores da lagoa, do mar e da terra estarão em destaque ao longo dos dez dias, sempre com o objetivo maior de ajudar a projetar, cada vez mais, a Freguesia de Santo André e o Litoral Alentejano, bem como as suas gentes e tradições. O património gastronómico local é um motivo de orgulho e constitui um importante ativo económico e turístico, que a Junta de Freguesia quer promover e potenciar. Os 14 estabelecimentos aderentes são: Café Terrace , Cantinho dos Sabores , Gentileza à Mesa Café, Ginger Café, Marina’s Restaurante, Restaurante A Cascalheira , Restaurante Chez Daniel, Restaurante Faz-te Esperto, Restaurante Mesa da Vila, Restaurante Figo Doce , Dom Lucas Restaurante, Steakhouse Os Galletos ,Ti Lena Restaurante & Casa do Gin e Casa 14 Restaurante Casa do Benfica.

O novo formato vai mais além e traz consigo um conjunto de atividades complementares aliciantes: no dia 29 de outubro (18h00), o chef David Vitorino promove um showcooking no Café Fragateira, na Costa de Santo André, e vai desafiar os presentes a provar umas bochechas de porco, que serão acompanhadas por batatas no forno, com um twist e cenouras baby da Lagoa; no dia 4 de novembro (10h00), no IEFP em Vila Nova de Santo André, as crianças do 3º e 4º ano (cerca de 180 alunos) do Ensino Básico da Freguesia vão participar num workshop sobre “Alimentação Saudável”, com atividades que visam promover os bons hábitos alimentares e uma vida saudável; no dia 5 de novembro (18h00), novamente no Café Fragateira, na Costa de Santo André, os visitantes terão a oportunidade de participar numa Prova de Vinhos levada a cabo pela Herdade do Cebolal; e ao longo do Festival, nos dias úteis (15h30 – 17h00), os interessados poderão visitar a exposição recentemente inaugurada pelo ICNF, no Monte do Paio – “Centro de Interpretação das Lagoas de Santo André e da Sancha”.

David Gorgulho mostra-se “muito satisfeito com o programa ao dispor dos visitantes” e aponta já para melhorias que a Junta de Freguesia pretende implementar em 2023: “queremos voltar a poder contar com os nossos produtores e artesãos locais e a dar-lhes a oportunidade de expor e fazer negócio durante o Festival. Queremos também que a música e a animação faça parte do Festival, como sempre fez nas primeiras cinco edições”, algo que para já não foi possível neste ano de transição para um novo formato. “Estudaremos depois a melhor forma de integrar tudo. É possível, temos de ser criativos e ambiciosos”, refere o Presidente da JFSA.

O 6º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.