Junta de Freguesia do Montijo homenageia Estrela Futebol Clube Afonsoeirense e fadista Manuela Cavaco

A Junta da Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro entregou a Barca Aldegalega ao Estrela Futebol Clube Afonsoeirense e à fadista montijense Manuela Cavaco, na cerimónia das celebrações do Dia da Freguesia, a 15 de setembro, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida (CTJA).

Desde 1999 que a Junta de Freguesia do Montijo (atualmente União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro) enaltece, através da Distinção de Mérito Barca Aldegalega, as individualidades, instituições ou empresas que se destacam nas mais diversas áreas.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou que “o simbolismo do Dia da Freguesia centra-se nos viznhos, fregueses, as pessoas e instituições como as que hoje foram homenageadas”.

O presidente da câmara mencionou que o Estrela Afonsoeirense, assim como outros grandes clubes do concelho “fizeram um trabalho extraordinário encaminhando criança e jovens.”

A Manuela Cavaco, o presidente referiu-se como “uma figura ímpar da nossa cidade representa o espírito dos pescadores, mostra-nos como é ser de um local onde temos raízes tão profundas para além de ser uma grande colaboradora das Festas Populares de São Pedro”

No Dia da Freguesia, Nuno Canta adiantou ainda que “as freguesias e os seus autarcas dão expressão e dimensão do poder local. Uma democracia que respeita as pessoas, as homenageia, que conhece os seus desafios, problemas e que garante sempre um serviço público de proximidade”.

Fernando Caria, presidente da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, afirmou que “reconhecer o mérito das pessoas é um dever que as juntas de freguesia têm que ter e por isso enquanto este executivo estiver em funções serão sempre as pessoas o mais importante”.

Em relação aos homenageados, Fernando Caria referiu que “o Estrela associação que ao longo de muitos anos tem sido uma referência desportiva, cultural e social no Afonsoeiro, em particular e no concelho em geral” e enalteceu Manuela Cavaco “desde cedo se tornou uma figura pública, intervindo desde muito nova na nossa comunidade”.

A cerimónia terminou com um concerto de Jorge Fernando que contou com a participação de Fábia Rebordão.