IP investe 17,5 milhões na modernização da Linha do Sul entre o porto de Setúbal e Praias do Sado

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que já foi lançado o concurso público para empreitada de Modernização da Linha do Sul, entre o porto de Setúbal e Praias do Sado, com um preço base de 17,5 milhões de euros.

Segundo a IP, esta intervenção visa “eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário”.

Este investimento pretende ainda “reforçar a ligação ferroviária ao porto de Setúbal e aos ramais existentes, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando assim o aumento da competitividade da economia nacional”.

Em termos gerais, as principais intervenções a realizar na Linha do Sul, cingem-se fundamentalmente à eletrificação de linhas e ligações e/ou à construção de linhas na estação de Setúbal-Mar e ramal do porto de Setúbal e à construção de um desnivelamento rodoviário, que permitirá a supressão da Passagem de Nível da Cachofarra, ao quilómetro 31,670.