Festival Internacional do Tejo de 1 de junho a 1 de julho em Alcochete

O Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) e a Associação para a Formação e Desenvolvimento do Montijo, em parceria com a Câmara Municipal de Alcochete e o alto patrocínio do Presidente da República, vão realizar o Festival Internacional do Tejo composto por quatro concertos, todos com início às 21h30, no Fórum Cultural de Alcochete, com destaque para o recital de Artur Pizarro.


Com entrada livre, o primeiro concerto realiza-se no dia 1 de junho com a participação dos professores do CRAM, músicos que se apresentam nos melhores palcos nacionais e internacionais e que são dos mais requisitados em Portugal. Será um concerto eclético e com a qualidade que já é marca CRAM.


No dia 2 de junho é a vez de subir ao palco o Vasco Pimentel Trio Jazz que vai apresentar as músicas do seu mais recente álbum Walkabout. Para Vasco Pimentel, o Walkabout é uma viagem em direção à identidade musical, através de um jogo rítmico, por um lado, e uma sensibilidade musical e um significado mais profundo, por outro. É particularmente fascinado pelo conceito lúdico de ilusão rítmica, estabelecendo certas expectativas, ilusões e surpresas na mente dos ouvintes, encorajando-nos a perceções variadas, frequentemente hipnotizantes do ritmo e do tempo. Walkabout representa um ritual de passagem de uma fase mais jovem da vida para uma fase mais madura, encapsulando a viagem musical de autodescoberta de Vasco Pimentel. Bilhetes à venda a cinco euros.


Para comemorar os 150 anos do nascimento de Sergei Rachmaninov temos o recital de piano com Artur Pizarro, um dos mais conceituados pianistas portugueses, no dia 3 de junho. Detentor de vários primeiros prémios, Artur Pizarro tem atuado internacionalmente em recitais, em música de câmara e com as principais orquestras e maestros do mundo, incluindo Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseyev, Ilan Volkov, Franz Welser-Most, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nézet-Séguin, Libor Pesek, Ion Marin e Vladimir Jurowski.


Artur Pizarro formou um duo de piano com Rinaldo Zhok e também atua em duo com o violinista Jack Liebeck. Gravou extensivamente para a Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Odradek Records e Phoenix Edition. Foi galardoado com vários prémios em Portugal pelo seu desempenho na música clássica, incluindo o prémio Bordalo, o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, a Medalha de Cultura da Cidade do Funchal e a Medalha de Mérito Cultural do Governo português. Os ingressos para este recital estão à venda a sete euros.


O Festival Internacional do Tejo encerra no dia 1 de julho com o concerto da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, que promove a partilha da música e da cultura no sentido de criar um espaço de convívio entre os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa. Este concerto tem entrada livre.


Para os outros espetáculos os bilhetes estão à venda nos locais habituais e na rede Ticketline.