O projecto de requalificação da Rua da União e área envolvente, no Parque Empresarial do Barreiro, Quimiparque, vai arrancar no início do próximo ano. O investimento de 1,2 milhões de euros da responsabilidade da Baía do Tejo terá um prazo de execução de 6 a 9 meses.
Para o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto é “uma intervenção interessante, positiva e importante” e “interliga-se com uma ligação que a câmara vai fazer entre a estátua do Malangatana e o largo das Obras”. Esta via passará ao lado da antiga peão do campo de futebol do Barreirense. “Este conjunto de intervenções vai abrir o parque empresarial ao concelho”.
A sessão de apresentação, enquadrada pelo administrador Sérgio Saraiva, da Baía do Tejo, foi dirigida pela RISCO, gabinete responsável pelo desenvolvimento do projecto.
A intervenção vai reperfilar a rua da União, desde o largo Alexandre Herculano até à rua da CUF, ligando as freguesias do Lavradio e do Barreiro, permitindo a manutenção e valorização do portico de acesso no seu local actual, dignificação da Casa Museu Alfredo da Silva, importante elemento do núcleo museológico da Baía do Tejo, valorização do antigo edifício da GNR, resolução dos dois atravessamentos ferroviários, e criação de passeios públicos, zonas de espaços verdes para uso da comunidade.
Estas obras obrigaram à demolição das antigas instalações da administração da Baía do Tejo bem como do edifício do antigo posto medico do Barreiro.
Esta obra de grande relevo insere-se num dos pilares de actuação que a Baía do Tejo desenvolve e que enquadra na sua missão: a requalificação e valorização dos seus territórios e assume-se como mais um passo na consolidação da estratégia desta administração.
A obra terá um impacto positivo para toda a população, para os clientes da Baía do Tejo e para o próprio Parque Empresarial do Barreiro, que se tornará, assim, mais atractivo para acolher novas empresas e mais capaz de proporcionar uma melhor qualidade de utilização a todos os que aqui estão sediados.
A Baía do Tejo, empresa do universo Parpública, tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais Baía do Tejo, localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja, e assume a missão de promover e desenvolver a Estratégia Arco Ribeirinho Sul que, através de instrumentos de ordenamento e requalificação, tem como objectivo valorizar territórios dos concelhos do Barreiro, Seixal e Almada.