Instituto Hidrográfico presta homenagem a antigos funcionários no Seixal

O Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa, recebeu os seus primeiros veículos autónomos, dois GLIDERS ALSEAMAR SEAEXPLORER, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Seguindo a tradição dentro da comunidade oceanográfica, estes veículos foram batizados, a 30 de novembro, numa cerimónia que se realizou na Base Hidrográfica da Azinheira, no Seixal.

Estes dois Gliders foram batizados em homenagem a dois antigos funcionários do Instituto Hidrográfico (IH), cujo legado deixou uma marca indelével na história do instituto, a Doutora Leonor Martins e o Engenheiro Matos Caldas, que prestaram serviço no IH durante mais de 40 anos.

O Engenheiro Matos Caldas foi um pioneiro na área da oceanografia operacional, enquanto que a Doutora Leonor Martins foi responsável pela implementação da rede maregráfica nacional e pela metodologia de análise de dados maregráficos.

Estes dois cientistas de carbono deram muito de si ao Instituto Hidrográfico e consequentemente à Marinha Portuguesa, por isso, em sua homenagem, tornam-se patronos destes dois novos cientistas de silício.