Inscrições disponíveis para a 7.ª edição do Summer CEmp 2024 na União Europeia

O Summer CEmp é a escola itinerante de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que coloca no centro do debate o futuro da União Europeia, a história, e as oportunidades e desafios das comunidades anfitriãs. A iniciativa nasceu da vontade de envolver os atuais e futuros líderes de opinião no debate sobre a UE e de mobilizar a população jovem em torno da construção europeia.

A 7.ª edição terá lugar em Miranda do Douro, de 28 a 31 de agosto de 2024, com um programa imersivo, intensivo e dinâmico. Os participantes terão a oportunidade de interagir com um vasto leque de protagonistas de diferentes áreas (política, media, academia, setores privados e social, desporto, cultura e comunidade local). Em conjunto, irão abordar sobre as prioridades e políticas europeias com uma ligação direta à região de acolhimento.

Num ano marcado pelas eleições europeias, a 9 de junho, e pela celebração dos 50 anos de democracia em Portugal, esta edição sublinhará a relevância da participação democrática e o impacto concreto da UE na vida dos portugueses.

Podem-se candidatar estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia, durante o ano letivo 2023/2024, com idade até aos 30 anos. Não é necessário um conhecimento profundo sobre as prioridades ou o funcionamento das instituições europeias. Será selecionado um grupo heterogéneo de 40 jovens dinâmicos tendo em conta o perfil, motivação, contribuição para a diversidade no grupo e o potencial de mobilização para uma maior participação no projeto europeu.

A candidatura deve ser feita através do formulário disponível em https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/SummerCEmp2024_Candidaturas, e do envio de um vídeo, ou uma carta, que exprima a motivação para participar. O prazo termina a 30 de abril de 2024, às 23h59 (poderá ser antecipado quando recebidas 120 candidaturas).

A Representação da Comissão Europeia em Portugal e as entidades colaborantes assumem os encargos financeiros associados à participação (alojamento, deslocação entre atividades e refeições), cabendo aos participantes o transporte para e da localidade onde o evento decorre. Em caso de dificuldade em assumir esta despesa, o

mesmo deverá ser indicado na candidatura, para que a organização possa analisar uma possível comparticipação. A Comissão Europeia procura que nenhuma candidatura fique limitada por questões financeiras.

O programa decorre maioritariamente em português, com possibilidade de algumas sessões serem em inglês. Em 2024, o Summer CEmp encontrará em Miranda do Douro a segunda língua oficial de Portugal, para também em mirandês ser discutido o futuro da Ounion Ouropeia.

O Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa (ED AML), sedeado na Quinta do Anjo e acolhido pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, tem como objetivo tornar a Europa mais acessível os cidadãos e promover o seu envolvimento em eventos e debates sobre o futuro da União Europeia. Poderá contactar-nos através do e-mail europedirect.aml@adrepes.pt